Acaparamiento de tierras

No Mato Grosso, grilagem e desmatamento avançam sobre assentamento da reforma agrária

Reportagem do Joio flagra loteamento ilegal em região-chave para o agronegócio. Casas de lazer são anunciadas publicamente no Facebook, com piscina e churrasqueira. Assentados acusam órgãos públicos de abandono no governo Bolsonaro.

No Mato Grosso, grilagem e desmatamento avançam sobre assentamento da reforma agrária

Desmatamento na Amazônia Legal, Estado do Mato Grosso, imagem de 2021. Foto: Kamikia Kisedje/WWF-Brasil

O aumento do desmatamento e da conversão de matas nativas, especialmente para a produção de soja e a pecuária, tem reduzido o habitat da maioria das espécies da Amazônia e do Cerrado.

Avanço da agropecuária no Cerrado e na Amazônia reduz a biodiversidade

Es hora de parar el mayor robo de tierras de la historia

Sabemos que con la guerra de Ucrania y otras crisis urgentes puede resultar muy difícil poner el corazón y el pensamiento en otros temas, ¡pero hoy tu apoyo es necesario! Durante una reunión de alto nivel que se celebrará en Ginebra en unos días, y que está pasando inadvertida, los líderes mundiales se están preparando para acordar un plan con el objetivo de convertir el 30% de la Tierra en Áreas Protegidas para 2030.

Es hora de parar el mayor robo de tierras de la historia

Área incendiada no "Dia do Fogo" foi transformada em plantação de soja

Em nova visita a assentamento alvo dos incêndios criminosos de 2019, reportagem descobre que área queimada hoje abriga campos de soja; cruzamento inédito de dados confirma presença da atividade agrícola, proibida no local.

Área incendiada no "Dia do Fogo" foi transformada em plantação de soja

A conta chegou: O terceiro ano de destruição ambiental sob Jair Bolsonaro

O título deste documento se refere a duas contas. Primeiramente, a conta do desmonte ambiental acelerado praticado desde 2019, que sepultou qualquer esperança de controle do desmatamento - e, portanto, de emissões de gases de efeito estufa - no país enquanto Jair Bolsonaro estiver no governo. A Amazônia está entregue ao crime e não há motivos para achar que os criminosos agirão com temperança em 2022, ano eleitoral. Isso é particularmente problemático nos territórios indígenas, alvos preferenciais do Presidente da República.

A conta chegou: O terceiro ano de destruição ambiental sob Jair Bolsonaro

Foto: Daniel Isaia/Agência Brasil

A atual legislação brasileira sobre regularização fundiária já é suficiente para garantir aos agricultores familiares com áreas de até quatro módulos fiscais a titulação de suas terras.

Proposta de novo marco legal da Regularização Fundiária é grave

La mansión de Joe Lewis en Lago Escondido

El magnate británico Joe Lewis, que impide el paso al Lago Escondido, no está solo. Hay casi 15 millones de hectáreas en manos de extranjeros. Un millón figuran a nombre de sociedades offshore. El italiano Luciano Benetton está al frente de la lista y es el mayor terrateniente del país.

Los dueños extranjeros de las tierras argentinas

Com mais de 2 mil hectares comprovados, famílias vivem em apenas 100 hectares enquanto aguardam titulação de terras - MPT/TO

Área está sendo invadida por grileiros e famílias não quilombolas, após dez anos de decreto presidencial.

Cercada por soja, comunidade cobra regularização do Quilombo Grotão (TO)