Brasil

Imagem: Felipe Braga

O Curso de Formação de Agentes Populares de Alimentação e Saúde (APAS), fruto da parceria entre o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e a Fiocruz, chegou ao fim com chave de ouro: o Módulo III transformou teoria em ação, levando técnicas de agricultura urbana, manejo agroecológico e biopoder camponês para as favelas do Rio. Se no início discutimos o racismo nutricional e a mercantilização da comida, agora o trabalho foi prático, com planos para fortalecer os seus territórios.

Curso de Agentes Populares de Alimentação e Saúde encerra ciclo fortalecendo agroecologia urbana e saúde coletiva nas favelas do RJ

Relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil: dados de 2024

Em 2024, ofensiva do Congresso Nacional contra direitos indígenas refletiu-se em violência  contra povos e comunidades em seus territórios, aponta relatório anual do Cimi.

Relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil: dados de 2024

Por CIMI
Lula volta a retirar o Brasil do Mapa da Fome, mas a luta do MPA é pela soberania alimentar

Relatório apresentado nesta segunda-feira (28) durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da Organização das Nações Unidas (ONU) (UNFSS+4), na Etiópia, revela que o Brasil está novamente fora do Mapa da Fome. O país está abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente.

Lula volta a retirar o Brasil do Mapa da Fome, mas a luta do MPA é pela soberania alimentar

Projeto que ganhou força em 2016 no DF e Entorno, hoje conta com cerca de 60 quitais ativos. - Foto: Mirelle Diovanna.

Projeto promove soberania alimentar, renda e contraposição ao modelo agrícola capitalista e patriarcal.

Quintais produtivos fortalecem autonomia de mulheres no campo e impulsiona agroecologia no Distrito Federal

MST publica carta a la sociedad brasileña: ‘Lula, ¿Dónde está la Reforma Agraria?’

El Movimiento de los Trabajadores Sin Tierra (MST) publicó el lunes 21 de Julio una carta abierta a la sociedad brasileña. En el documento, el movimiento denuncia el estancamiento de la Reforma Agraria, critica ataques promovidos por la derecha en el Congreso Nacional y exige al presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumplir compromisos históricos con políticas estructurantes para el campo. La publicación se realiza durante la Semana Campesina, realizada en alusión al Día del Trabajador Rural, que se celebra el 25 de julio.

MST publica carta a la sociedad brasileña: ‘Lula, ¿Dónde está la Reforma Agraria?’

Foto: Helenna Castro -CPT-BA

Nós, juventudes camponesas, indígenas, quilombolas, ribeirinhas e periféricas, reunidas na missão profética da Comissão Pastoral da Terra (CPT), elevamos nossa voz, marcada pela dor, pela memória e pela esperança, para denunciar as estruturas que seguem ceifando a vida da juventude brasileira.

Carta Profética das Juventudes da CPT

CPT completa meio século como referência na luta pela terra e por justiça social no campo

Em congresso realizado em São Luís (MA), Comissão Pastoral da Terra, entidade ligada à Igreja Católica criada em plena ditadura militar como resposta à expulsão violenta de camponeses da Amazônia, comemora 50 anos.

CPT completa meio século como referência na luta pela terra e por justiça social no campo

Foto: GTPI/Rebrip

Para prolongar lucros com sofosbuvir, remédio que cura a hepatite C, empresa dos EUA chegou a bloquear genérico no Brasil – encarecendo e dificultando ações contra a doença. Reforçar soberania em tecnologias de saúde se mostra essencial.

Como patentes atrasam o combate às hepatites