Brasil

"Los pescadores de la Bahía de Sepetiba viven una situación desoladora desde el 2006, cuando comenzó a instalarse el consorcio empresarial Compañía Siderúrgica del Atlántico (TKCSA). Los graves daños ambientales provocados por la obra amenazan la vida de ocho mil familias"

Brasil: Polo Siderúrgico amenaza vida de comunidad de pescadores

Por ADITAL

Brasil fue responsable por 12% de los cultivos genéticamente modificados en el mundo en 2007, según informó un estudio de la organización no gubernamental Consejo de Informaciones sobre Biotecnología. Fueron plantados cerca de 16 millones de hectáreas de cultivos transgénicos, quedando atrás sólo de Estados Unidos y de Argentina

Brasil tercer mayor productor de transgénicos del mundo

Agrocombustibles

Pesquisadores percorreram oito Estados brasileiros para registrar os impactos do monocultivo canavieiro. Relatório "O Brasil dos Agrocombustíveis – Cana 2008" denuncia conflitos trabalhistas, ambientais, sociais e fundiários.

ONG Repórter Brasil lança estudo sobre impactos da cana em 2008

Estudo divulgado na quarta-feira (11/2) pela organização não-governamental Conselho de Informações sobre Biotecnologia diz que o Brasil foi o responsável por 12% das lavouras geneticamente modificadas no mundo em 2007. Isso significa 15,8 milhões de hectares de lavouras transgênicas no país e a posição de terceiro maior produtor de plantas modificadas do mundo

Brasil: transnacionais apostam na crise para aumentar a produção de transgênicos

Megaproyectos

Este documento procura trazer alguns debates em torno de três bens naturais estratégicos: a água, os minerais e a energia. A elaboração deste documento foi motivada a partir de um debate realizado na Via Campesina Sul-Americana. No entanto, é um documento inicial, elaborado a partir do pensamento do MAB. Pode conter deficiências ou até mesmo contestações de idéias.

Água, minérios e modelo energético: para que? E para quem?

Por MAB
Megaproyectos

"O Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira foi apresentado como a salvação econômica e social para o povo de Rondônia e energética para o Brasil. Mas a verdade é outra... Toda essa lógica perversa que foi criada em 2003 para 'vender' o Complexo do Madeira fez a sociedade acreditar numa utopia de geração de riquezas com a construção de pictóricas obras encravadas na Amazônia. Pura fantasia de 'benefícios' socioambientais..."

Brasil: Complexo Madeira: a evolução de uma mentira

Pecuaristas fecham estradas e fazendeiros são acusados de manter trabalhadores sob regime de escravidão

Brasil: Quilombolas sofrem cerco de fazendeiros na Ilha de Marajó

Transgénicos

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou o pedido de um agricultor para plantar soja geneticamente modificada em sua propriedade, situada em área de amortecimento do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), no Paraná. A decisão unânime foi tomada pela 4ª Turma do TRF4 em sessão realizada nessa semana.

TRF4 confirma: plantar transgênicos próximo a parques é crime