Agronegocio

Salud

Se autorizó a que Monsanto importe este tipo de soja tolerante a fumigaciones con dicamba, más tóxico que el glifosato. ¿Soja para moler o para sembrar?

Argentina - Otra maniobra de Monsanto y Bayer: se abre la importación de soja RR2 Xtend

04_07_fernando_carneiro_foto_joao_vitor_santos_ihu

O PL proposto pela bancada ruralista é sustentado pelo discurso da modernização e por uma crítica ao processo de registro dos agrotóxicos no país, entretanto a nova legislação não propõe reavaliar o corpo técnico dos órgãos envolvidos no processo. Essa situação não está sendo discutida no sentido de modernizar o país em relação aos agrotóxicos. Os ruralistas usam o discurso da modernização para flexibilizar critérios de saúde e ambiente para permitir novos registros.

Brasil - Discurso da modernização levará ao desmonte do sistema regulatório dos agrotóxicos. Entrevista especial com Fernando Carneiro

soja

"De darse la expansión de la soja transgénica, la frágil biodiversidad chaqueña ya afectada por la deforestación diaria de unas 1.000 hectáreas de bosques, se vería aún más amenazada poniendo en riesgo la supervivencia cientos de especies que se han desarrollado a lo largo de muchísimos años en la zona".

Paraguay: El Chaco en la mira de la soja

Por Capeco
imagens_15308778917990

O livro tem como temática central a descrição de problemas ambientais e de suas repercussões sobre a saúde humana e os ecossistemas, contemplando também críticas ao modelo de desenvolvimento vigente, à legislação e à sua aplicação no país.

Ensaios sobre poluição e doenças no Brasil

soja

"Para se ter dimensão da área ocupada com transgênicos no mundo todo, é possível dizer que ela equivale a seis vezes mais do que o território ocupado por lavouras na Argentina, que corresponde a 32 milhões de hectares, ou três vezes mais do que o território de lavouras no Brasil, que corresponde a cerca de 63 milhões de hectares".

Na Copa dos transgênicos, Brasil é vice e Argentina ocupa o terceiro lugar

desmat_ile_mg

“Pacote do veneno” avança na Câmara, abafado por silêncio sepulcral da mídia. Mas a folia não vai durar pra sempre — e um governo comprometido com outro modelo agrícola terá muitos instrumentos para enfrentar a grande propriedade.

Os gols do agronegócio contra o Brasil

Larissa Mies Bombardi

"Desde 2008, o Brasil registra recordes históricos em uso de agrotóxicos, totalizando 20% do que é comercializado mundialmente. Não bastasse, o manuseio não parou de crescer. Segundo o estudo, nos primeiros 14 anos desse século, houve um salto de 170 mil toneladas de agrotóxicos para 500 mil, representando um aumento de 194%".

Agrotóxicos: ‘Produzimos algo que deixou de ser alimento, virou commodity e agroenergia’

agroeco chenalho

​"A pesar de haber sido absorbido por Bayer, Monsanto sigue bien presente en los territorios y como defensores y defensoras de los derechos colectivos, la diversidad de la semillas nativas y la soberanía alimentaria, no dejaremos de gritar: ¡Fuera Monsanto de México!."

Ante la fusión Bayer-Monsanto, defendemos el derecho de los campesinos y las campesinas a producir de manera agroecológica