Brasil

Los rostros de la soja

En el marco de la campaña #AparcaLaSoja, Ecologistas en Acción y Rainforest Foundation Norway lanzan una investigación documental sobre los impactos de la agroindustria de la soja en Brasil.

Los rostros de la soja

Pantanal em chamas: seca está relacionada ao desmatamento na Amazônia

O desmatamento na Amazônia ao longo de 2019 agravou a situação de seca no Pantanal, criando um cenário propício para a propagação de grandes incêndios na região, como os registrados atualmente.

Pantanal em chamas: seca está relacionada ao desmatamento na Amazônia

Foto: Alicia Prager

Em 8 de setembro passado, uma sentença criou um terremoto em um velho conflito por terras em Cotegipe, no Cerrado baiano, a mais de 800 km de Salvador. Foi quando a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia entendeu que a empresa Caracol Agropecuária Ltda. grilou, ali, uma área maior que o município do Rio de Janeiro.

Após se envolver na grilagem de 140 mil hectares, Harvard escapa da Justiça na Bahia

Amazônia próxima do ponto de inflexão ecológica catastrófica

A Amazônia está mais perto de um ponto de inflexão ecológica catastrófica do que em qualquer outro momento nos últimos 100.000 anos, e a atividade humana é a causa.

Amazônia próxima do ponto de inflexão ecológica catastrófica

- Foto de Erika Bueno Aguiar, 19/06/2020.

"O percurso proposto neste texto passa por retratar a distribuição espacial dessa solidariedade no conjunto do estado do Paraná segundo grupos de mesorregiões, tendo como recorte temporal o período de dois de abril, momento em que a primeira ação foi levada a cabo pela COPAVI (Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória) no município de Paranacity, no Noroeste do estado, até o dia quatro de setembro, quando aconteceram as duas últimas ações segundo o imperativo de cessar a escrita, o que não significa fim da iniciativa".

Protagonismo da Reforma Agrária no Paraná em época de pandemia: as ações de solidariedade do MST em fatos e fotos

Foto: Tuane Eggers

“As Pancs trazem benefícios à saúde e ao meio ambiente. Elas possuem alto teor de nutrientes e estimulam a agricultura agroecológica, pois são encontradas, principalmente, em feiras orgânicas. Além disso, há a valorização do ingrediente local e a facilidade de criação das plantas em âmbito doméstico”

As plantas alimentícias não convencionais apresentam alto teor de nutrientes

- Robson Santos observa protesto de Vanda Witoto (Foto: Sesai Manaus)

Seis meses atrás, o novo coronavírus iniciava uma catastrófica onda de infecções e mortes sobre a Amazônia. A pandemia global atingiu a todos, mas fez distinções entre países, regiões, classes sociais, cor e raça. O Brasil passou a figurar entre as nações mais afetadas. A região Norte lidera o ranking de mortes por 100 mil habitantes. E entre os povos indígenas, aldeados ou não, a mortalidade pela Covid-19 chega a ser 150% maior do que para o resto da população. Esta reportagem é um balanço de tudo o que deu errado e o que não foi feito para evitar a tragédia silenciosa ainda em curso no País.

Como a pandemia avançou sobre os indígenas da Amazônia

Imagen: AFP

El número de focos de incendio en la Amazonia brasileña sufrió un aumento de 61% en septiembre respecto al mismo mes del año pasado y se triplicó en la región del Pantanal, según datos oficiales difundidos este jueves.

Los incendios siguen arrasando la Amazonia y el Pantanal de Brasil