Pueblos indígenas

Wampis

El 29 de noviembre, en la comunidad Soledad, ubicada en la cuenca del río Santiago de Perú, 300 representantes de 800 comunidades de la etnia Wampis decretaron la conformación del primer gobierno autónomo indígena de Perú.

Surge primer gobierno autónomo indígena en Perú

paricio-queipul

"Por un lado exigen la paz en la Araucanía y por otro lado aprueban y agradecen todo un sistema de represión a las comunidades que luchan por la restitución del territorio ancestral, un territorio que fue usurpado a la fuerza y con violencia a nuestro pueblo mapuche".

Argentina: Ante los últimos acontecimientos acaecidos en el territorio mapuche

Un protocolo sobre derechos

Comunidades de las Salinas Grandes de Jujuy y Salta redactaron un programa para que el Estado y los particulares sepan de qué manera deben respetar los derechos indígenas. En la región hay conflictos con empresas mineras por la extracción de litio.

Argentina: Un protocolo sobre derechos

Pueblos indígenas

"Viemos a informar e dizer que não aceitarmos a modificações da nossa Lei que nos garantem na constituição de 1988, a preservação e a nossa sobrevivência nativa, não negociamos nosso direito, nossa mãe terra Ela é pra garantir as futuras gerações do nosso povo. A floresta é de onde a gente sobrevive. Ela cuida, mantém e dá alimento pra nós."

Brasil: Carta do Repúdio do Povo Munduruku contra PEC-215

827fa555-c637-403a-9c73-94ffcc8db9cf

"O que mais assusta em Belo Monte é justamente a naturalização. Não de um genocídio ou de uma violência de sangue, mas de um etnocídio praticado sob a égide de um Estado constitucional, em que o direito não põe limite ao 'tudo é possível'", alerta a procuradora.

Belo Monte. Atualização do processo de destruição dos povos indígenas. Entrevista especial com Thais Santi

Os efeitos da cana-de-açúcar na vida dos povos indígenas do Mato Grosso do Sul

"O quadro social entre os Guarani e Kaiowá é desesperador. Nos últimos 12 anos, 687 indígenas cometeram suicídio e outros 390 foram assassinados no Mato Grosso do Sul", escreve Cleber César Buzatto.

Brasil: Os efeitos da cana-de-açúcar na vida dos povos indígenas do Mato Grosso do Sul

Pueblos indígenas

Porque pedimos o embargo/boicote aos produtos do agronegócio de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena do Brasil, cerca de 77 mil pessoas, e é palco das maiores e mais graves violações de Direitos Humanos do Brasil e do mundo: casos de tortura, estupros, espancamentos, ataques armados e assassinatos, praticados por milícias de jagunços e organizações paramilitares, contratadas por fazendeiros, além dos altos índices de desnutrição e suicídios. Está em curso um verdadeiro genocídio*, especialmente do povo Guarani-Kaiowá.

Brasil: Não ao Genocídio dos Povos Indígenas

Tierra, territorio y bienes comunes

Un fenómeno se ha extendido por todo Brasil: cansados de esperar por el Estado, los pueblos indígenas de norte a sur del país han dado la espalda a las promesas vacías del gobierno – ocupan y demarcan las tierras que reclaman como suyas.

Brasil - Auto-demarcaciones: alternativa al genocidio