Brasil

- Foto por ASCOM/Governo Federal.

"É uma aberração termos que afirmar que a água é um direito humano, simplesmente porque é uma necessidade primária, portanto, um direito natural. Mas, com a transformação da água em mercadoria, com sua privatização, somos obrigados a lutar pela água como um direito humano e de todos os seres vivos", declara Roberto Malvezzi. 

"A ecologia integral exige de nós uma nova cultura da água". Entrevista especial com Roberto Malvezzi

Laudo diz que nascente do rio Paraguai foi contaminada por agrotóxico, informa MPE

Uma análise apontou que a nascente do rio Paraguai, em Mato Grosso, foi contaminada por agrotóxico. O estudo, feito em 2017, consta em ações do Ministério Público Estadual (MPE). O caso chama a atenção, após a mortandade dos peixes na nascente do rio Paraguai, em Alto Paraguai (a 219 km de Cuiabá), no último domingo (17).

Laudo diz que nascente do rio Paraguai foi contaminada por agrotóxico, informa MPE

Nota técnica da Anvisa sobre glifosato ignora riscos à saúde da população

Documento do órgão afirma, por exemplo, que o agrotóxico não provoca mutação genética nem é cancerígeno, negando diversos estudos do meio científico

Nota técnica da Anvisa sobre glifosato ignora riscos à saúde da população

Kelli Mafort: “Nuestros pasos son del tamaño de nuestros sueños”

En jornada de luchas, mujeres del campo y de la ciudad se unen contra la violencia y los retrocesos del gobierno de Bolsonaro.

Kelli Mafort: “Nuestros pasos son del tamaño de nuestros sueños”

- Foto por Raphael Alves/AFP.

O Instituto Tricontinental de Pesquisa Social publicou nesta quarta-feira (13) o dossiê "Amazônia Brasileira: A Pobreza do Homem como resultado da Riqueza da Terra". O estudo aponta que a intensificação das atividades de exploração na região amazônica poderá tornar a América Latina ainda mais dependente do agronegócio e da mineração, além de aumentar os conflitos por terra. 

Exploração da Amazônia irá aumentar conflitos por terra e dependência do agronegócio

Assentamento do Paraná é referência na produção de orgânicos

Com 20 anos recém-completados, o local é referência na produção de alimentos sem agrotóxico

Assentamento do Paraná é referência na produção de orgânicos

- Foto tomada de Internet

Casos foram detectados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Análises laboratoriais identificaram agrotóxicos em cerca de 80% dos enxames mortos no RS

Apicultores brasileiros encontram meio bilhão de abelhas mortas em três meses

Salete Carollo, do Movimento dos Sem Terra, fala sobre a relação das pautas do campo com  o dia da mulher | Foto: Guilherme Santos/Sul21

No último dia 8, Porto Alegre foi palco de uma programação intensa relacionada ao Dia Internacional da Mulher. Na capital e em todo o Rio Grande do Sul, as mobilizações contaram com articulações conjuntas das mulheres da cidade e do campo – as quais levaram alimentos produzidos pelas famílias da reforma agrária para serem comercializados. A necessidade de se articular de forma conjunta as tradicionais pautas feministas com a luta por soberania alimentar, pela defesa dos territórios e por uma alimentação orgânica e consciente ficou em evidência ao longo do dia, aliada ao combate à proposta de Reforma da Previdência.

“O ato de alimentar-se transforma-se cada vez mais num ato político”