Instituto Humanitas Unisinos

“Infelizmente, os atingidos são vistos como pessoas que devem ser retiradas por conta da construção da barragem. Além disso, não é feito um acompanhamento dessas famílias após o reassentamento”, afirma o biólogo Eduardo Luis Ruppenthal.

Brasil: hidrelétrica gaúcha abastece mineradoras. Entrevista especial com Eduardo Luis Ruppenthal

Megaproyectos

"Em função desse cenário, não apenas o Complexo do Açu, mas também outros empreendimentos semelhantes que estão sendo construídos ao longo da costa brasileira correm o risco real de se tornarem ociosos. E o pior é que serão os mais pobres que arcarão com o alto social e ambiental dessa parafernália toda, adverte o geógrafo."

Brasil: Complexo do Açu e a exportação de commodities. Entrevista especial com Marcos Pedlowski

Pueblos indígenas

"No debate ambiental o governo não peca por omissão. É ainda mais grave. É conivente, negligente e leniente com o retalhamento dos temas que envolvem a agenda ambiental. O governo trata o tema como um aborrecimento que lhe cria problemas e divide a sua base de apoio político. "

Brasil: Conjuntura da Semana. Governo Dilma Rousseff e a agenda socioambiental e indígena. Descaso, omissão e negligencia

O consórcio Norte Energia, em nome da aceleração do crescimento econômico, trata moradores do rio Xingu como meros obstáculos a serem eliminados.

Brasil: eletronorte comanda ditadura das hidrelétricas no Pará

Pueblos indígenas

“A morte de caciques e professores, lideranças Guarani-kaiowá, são a máxima expressão dos conflitos fundiários que envolvem a permanente luta por território e por sobrevivência dos indígenas e a ascensão dos latifúndios do agronegócio”.

Brasil: atender a demanda indígena é contrariar a política federal de incentivo ao agronegócio

Pueblos indígenas

“A omissão do Estado em relação à questão agrária e indígena no Brasil é algo que reforça a violência no campo brasileiro enquanto um problema estrutural, ao mesmo tempo em que fortalece a elite agrária e provoca a morte dos povos indígenas”.

Brasil: ''atender a demanda indígena é contrariar a política de incentivo ao agronegócio''

Privatización de la naturaleza y la vida

“Temos a absoluta convicção de que a economia verde proposta pelas Nações Unidas e pelas corporações que estão dominando o debate levará o mundo ao colapso”, afirma a diretora da FASE e membro do comitê facilitador da sociedade civil para a Rio+20.

Cúpula dos Povos: uma agenda alternativa à Rio+20. Entrevista especial com Fátima Mello

Privatización de la naturaleza y la vida

"A Rio+20 acontece em junho, no Rio de Janeiro, e, paralelamente, movimentos sociais e outras entidades da sociedade civil organizarão a Cúpula dos Povos, que pretende questionar as soluções da ONU para a atual crise ecológica."

Afinando o discurso contra a Economia Verde