Instituto Humanitas Unisinos

Agronegocio

“Até 2020 há uma previsão de incorporar algo em torno de 15 a 20 milhões de hectares ao processo produtivo. Com a aplicação do Código Florestal, será possível, aos poucos, reduzir de maneira gradativa as áreas degradadas”, assinala o engenheiro florestal.

A degradação de terras no Brasil e a perda da resiliência em termos de produção e sustentabilidade

Tierra, territorio y bienes comunes

"A portaria 303 da Advocacia Geral da União – AGU, publicada na semana passada, orienta os “órgãos da União a agir de forma inconstitucional, de forma a diminuir os direitos fundamentais dos povos indígenas. Ela passa a orientar uma ação ilegal do próprio Estado”, avalia Raul do Valle em entrevista concedida à IHU On-Line."

Brasil: claramente anti-indígena, antipopulação tradicional e antiambiental

Biodiversidad

Medida Provisória nº 558 exclui ilegalmente vastas áreas de Unidades de Conservação (UCs) na Amazônia para abrigar canteiros e reservatórios de grandes hidrelétricas, sem estudos técnicos e qualquer consulta às populações afetadas e à sociedade brasileira em geral.

Brasil: Movimentos sociais repudiam Medida Provisória que diminui áreas protegidas na Amazônia

Economía verde

"Aprovação da flexibilização do Código Florestal é um enorme retrocesso quando se tem presente o debate sobre a crise climática e, ainda mais grave, quando se está às vésperas da maior Conferência mundial que debaterá como transitar para uma economia de baixo carbono. O fato do Brasil sediar a Conferência aumenta suas responsabilidades."

Brasil: conjuntura da semana. Código Florestal atropela Rio+20. E agora Dilma?

Nuevos paradigmas

Mentalidade fragmentária chegou até a ONU e aos governos, e precisa ser substituída por uma compreensão sistêmica da vida, que nos inclua como parte da Terra Pátria, pontua jornalista.

Precisamos de outra racionalidade, mais sistêmica e menos cartesiana. Entrevista especial com Ilza Girardi

Gente na rua, multidões, passeatas. Como mostrar o futuro que de fato queremos sem manifestações?

Do local para o global. Cúpula dos Povos convoca mobilizações

G1

Há, atualmente, centenas de conflitos em curso na América Latina que opõem povos indígenas a empresas, políticos e governos locais.

Grandes obras e recursos naturais. Os pontos de tensão para povos indígenas na América Latina

Tierra, territorio y bienes comunes

“Apesar de avanços importantes registrados em políticas – sociais, especialmente - adotadas pelo governo federal nos últimos dez anos, no que tange à questão agrária o essencial ainda está por ser feito”.

Brasil: Manifesto de intelectuais pela Reforma Agrária