Semillas

Bordando mi historia alimentaria

Repensar el acto de sembrar, comer y cocinar. ¿Cómo podemos construir un sistema alimentario ético, digno y sustentable? Tal vez la respuesta este en la memoria biocultural y en la educación agroecológica.

Bordando mi historia alimentaria

Guardiã de sementes do Paraná: terra, alimento e preservação da vida pelas mulheres

"Com reflexões elaboradas por mulheres de diferentes organizações que se encontram em torno da Rede Sementes da Agroecologia (ReSA), este material é destinado para guardiãs, pesquisadoras, universidades, organizações sociais e toda sociedade que se mostra interessada em preservar esses conhecimentos e a agrobiodiversidade e valorizar um trabalho essencial, e muitas vezes anônimo e pouco reconhecido, de mulheres urbanas, do campo, e da floresta, de diferentes gerações, em selecionar, produzir, armazenar, preservar e adaptar sementes crioulas".

Guardiã de sementes do Paraná: terra, alimento e preservação da vida pelas mulheres

¡Basta de patentar semillas!

Nadie debería tener el derecho exclusivo de cosechar ni vender frutas y verduras. Aunque suene evidente, hemos tenido que luchar por ello durante más de cuatro años. Y ganamos. El año pasado, la Oficina Europea de Patentes (OEP) aceptó de manera oficial que las plantas que se reproducen convencionalmente no son patentables [1].

¡Basta de patentar semillas!

Foto: Gazeta de Palmeira

Dentro da propriedade de Isac Miola e Vilma Zotti, na Linha Ibiaça, em Dois Vizinhos, está um dos maiores museus de sementes e ramas do Brasil. Eles conservam mais de 300 variedades de sementes de feijão, milho, arroz, amendoins e ervilhas além de ramas de batatas e mandiocas, entre outras.

Casal paranaense está entre os maiores guardiões de sementes do Brasil

Ilustração: Priscila Helena Machado.

Os campos comunitários de multiplicação de sementes vêm ganhando força no semiárido brasileiro. A proposta favorece o resgate de variedades locais e promove espaços dedicados a ampliar o conhecimento sobre as sementes crioulas. Campos de sementes são também implantados em outras regiões e têm potencial para fortalecer a luta em defesa das sementes em todo o país.

Campos de multiplicação de sementes: a experiência do Projeto Agrobiodiversidade no Semiárido

Por AS-PTA
Boletim março: sementes crioulas, por uma alimentação livre de transgênicos e agrotóxicos

Bem vindas e bem vindos de volta! No Boletim deste mês você lerá: vira lei a Política de distribuição de sementes crioulas no Rio Grande do Norte; ações de distribuição de sementes crioulas no Mato Grosso; a premiação do concurso “História que eu cultivo” vem aí; após 15 anos, volta à pauta do STF a Ação Direta de Inconstitucionalidade sobre a Lei de Biossegurança; informações sobre as vitórias e lutas travadas em diferentes países contra os transgênicos e os agrotóxicos.

Boletim março: sementes crioulas, por uma alimentação livre de transgênicos e agrotóxicos

Por AS-PTA
As mulheres são maioria entre os coletores de sementes crioulas. Foto: Reprodução Brasil de Fato.

Garantir a sobrevivência dos cultivos, resgatar espécies de alimentos perdidos com a indústria alimentar, reconhecer a autonomia das mulheres do campo. Estamos falando sobre as sementes crioulas que são semeadas por verdadeiras guardiãs da biodiversidade. Para contrapor a um sistema de destruição ambiental, mulheres camponesas preservam a terra e seus frutos, multiplicando essas sementes que são aqueles grãos que nunca passaram por processos de transgenia ou modificações em laboratórios. Todo o manejo respeita o tempo de regeneração da mata, garantindo a conservação da terra.

Guardiãs de sementes: ancestralidade camponesa preserva vida sustentável

Semillas: “Algunas empresas pretenden imponer control privado a todos los eslabones de la cadena”

La Comisión de Semillas de Federación Agraria Argentina, con la participación de Agricultores Federados Argentinos (AFA), la Federación de Cooperativas Federadas (FECOFE) y la Cámara Argentina de Semilleros Multiplicadores (CASEM), manifestó su preocupación ante el avance de algunas empresas que pretenden controlar todos los eslabones de la cadena bajo argumentos ajenos a la Ley de Semillas.

Semillas: “Algunas empresas pretenden imponer control privado a todos los eslabones de la cadena”

Por FAA