Brasil

A ocupação dos trilhos da Vale, no município de Resplendor, por 1.000 camponesas, nesta segunda-feira, ocorreu de forma pacífica, como forma de denunciar os impactos sociais e ambientais da construção da barragem de Aimorés, no Rio Doce, dentro da jornada de lutas das mulheres da Via Campesina, que acontece desde terça-feira da semana passada.

Brasil: nota da Via Campesina sobre acusações falsas da Vale do Rio Doce

La organización Malungu realiza desde hoy y hasta el día 18 de marzo, en el hotel Beira Mar, en Belem de Pará (Norte de Brasil), el II Encuentro de las Comunidades Quilombolas en Pará. El tema de este encuentro es "Territorio y Garantía de los Derechos y de la Identidad Étnico-Racial de las Comunidades"

Brasil: encuentro discute situación territorial de quilombolas de Pará

Por ADITAL

La Comisión de Defensa del Consumidor de la Cámara de los Diputados rechazó la semana pasada el proyecto de ley que proponía marcar los productos transgénicos para la exportación y la importación

Brasil: Diputados rechazan proyecto de ley para rotular transgénicos

El 4 de marzo de 2008, más de 800 mujeres de Vía Campesina Brasil invadieron la Fazenda Tarumã, en Río Grande do Sul, Brasil, una hacienda de 2 mil 100 hectáreas dedicada al monocultivo de árboles para la empresa papelera sueco-finlandesa Stora Enso, la segunda más grande del rubro a escala mundial. Desde la mañana comenzaron a arrancar eucaliptos y a plantar árboles nativos, en protesta por el avance vertiginoso de estos "desiertos verdes" en el país. La gobernadora del estado, Yeda Crusius, rápida en defender los intereses de la empresa, envió a la Brigada Militar, que con lujo de violencia y disparando balas de goma contra las ocupantes hirió a más de 50 personas y detuvo a la mayoría, que fueron encerradas en un estadio deportivo.

Brasil: balas de papel

O Tribunal Regional Federal, da 1ª Região, decidiu que a Bunge não pode continuar a usar lenha em seus fornos nas instalações industriais de processamento de soja que mantém em Aruçuí, Piauí, e, com essa determinação, deve parar de provocar a devastação do Cerrado piauiense.

Em 100 anos de destruição da BUNGE no Brasil ela perde pela primeira vez por 3 a 0

Stedile e Oracélia estão entre 37 acusados por Indrusiak, pela participação na organização da depredação do viveiro de mudas e do laboratório da Aracruz Celulose no município gaúcho, a 60 quilômetros de Porto Alegre, feita por 1,5 mil mulheres da Via Campesina no dia 8 de março de 2006. O processo foi aberto em abril daquele ano. A Justiça já conseguiu ouvir 28 réus e dividiu o processo contra outros dois, Maria Rodrigues e Maria Leonor Batista, de paradeiro desconhecido.

Brasil: Juiz nega prisão preventiva de Stedile no RS

A expansão dos transgênicos por todo o país tira o controle das sementes dos trabalhadores rurais, passa para as empresas transnacionais e pode inviabilizar a produção de alimentos orgânicos. Um relatório do Greenpeace apontou 39 casos de contaminação e cultivo ilegal de variedades geneticamente modificadas em 23 países. A maior parte deles envolve o cultivo de milho. Desde 2005, já foram identificados 216 eventos de contaminação em 57 países.

Brasil: Via Campesina: seguimos en la lucha contra las empresas transnacionales

O 14 de março é, todos os anos, um dia de atos e protestos mundiais contra a construção de barragens, em defesa da vida e da natureza e pelos direitos dos atingidos. Segundo o relatório final da Comissão Mundial de Barragens (órgão ligado a ONU), no mundo, cerca de 80 milhões de pessoas foram atingidas direta ou indiretamente pela construção de usinas hidrelétricas. No Brasil, as grandes hidrelétricas existentes já expulsaram cerca de 1 milhão de pessoas, e destas, 70% ainda não foram devidamente indenizadas.

Brasil: atingidos protestam contra o atual modelo energético e a construção de barragens em 7 estados

Por MAB