Brasil

Trabajadores urbanos integrantes de la Asamblea Popular de la Vía Campesina, elaboraron un comunicado que condena las políticas neoliberales aplicadas al sector agrario

La Vía Campesina publicó un pronunciamiento contra el agronegocio en Brasil

"Se nada for feito, as mudanças climáticas poderão levar-nos a uma barbarização no mundo; os ricos se fecharão em comunidades confinadas e protegidas, enquanto bilhões de pobres terão de viver nos lugares destroçados", afirmou Mohan Munasingh, vice-presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Segundo Washington Novaes, jornalista, em artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo, 13-06-2008, "convém prestar atenção á advertência"

Brasil: Um clima para ricos, outro para pobres

Brasília - Representantes de movimentos sociais ligados à Via Campesina Brasil negaram hoje (11) que tenham destruído pesquisas desenvolvidas em universidades ou laboratórios particulares. Durante entrevista coletiva, na qual comentaram a jornada de lutas realizada esta semana, com ocupações e manifestações, eles afirmaram que as mudas destruídas em Pernambuco e na Paraíba não significam acabar com toda a pesquisa, pois são apenas uma fase intermediária

Brasil: pesquisas com transgênicos não fariam falta, dizem representantes de camponeses

Durante esta semana, militantes de diversas organizações sociais protagonizam, em todo Brasil, diversos protestos, tanto no campo, como na cidade. Trancamento de estradas, ferrovias, ocupações de hidrelétricas e empresas de energia elétrica fazem parte da Jornada Nacional e Lutas, organizada pela Via Campesina – entidade que reúne movimentos sociais de quatro continentes - e pela Assembléia Popular - movimentos de trabalhadores rurais e urbanos

Brasil: jornada de lutas

A Via Campesina e trabalhadores urbanos integrantes da Assembléia Popular realizam uma jornada de lutas para denunciar os problemas causados pela atuação das grandes empresas no país, especialmente as estrangeiras, que são beneficiadas pelo modelo do agronegócio e pela política econômica neoliberal.

Brasil: Balanço da Jornada da Via Campesina: "Queremos produzir alimentos"

Nesta quarta-feira (11/06), às 14h, integrantes da Via Campesina Brasil concedem coletiva de imprensa em Brasília sobre a jornada de lutas que denuncia os problemas causados pela atuação das grandes empresas no país - especialmente as estrangeiras - que são beneficiadas pelo modelo do agronegócio e pela política econômica neoliberal.

Brasil: Via Campesina apresenta propostas para o desenvolvimento do campo brasileiro

Cerca de 500 agricultores e sem terra ocuparam na manhã desta quarta-feira (11) duas áreas da empresa Votorantim nas cidades de Erval do Sul e Piratini, no Sul do Rio Grande do Sul. Em Erval do Sul, 200 pessoas estão no local, que já conta com o monitoramento da Brigada Militar. Em Piratini, 300 agricultores ocuparam a Fazenda Santa Maria, que fica ao lado de um assentamento.

Brasil: agricultores ocupam áreas da Votorantim contra eucalipto

A Via Campesina e trabalhadores urbanos integrantes da Assembléia Popular realizam a Jornada Nacional de Lutas para denunciar os problemas causados pela atuação das grandes empresas no país, especialmente as estrangeiras, que são beneficiadas pelo modelo do agronegócio e pela política econômica neoliberal.

Via Campesina e Assembléia Popular continuam protestos em todo o Brasil