UNISINOS

Ciencia y conocimiento crítico

"Inquietante não é o fato que o mundo se transforme num grande aparato técnico, o mais inquietante é que não estejamos preparados para isso. Há ainda um terceiro grau de inquietude, o de que não temos uma alternativa ao pensamento calculista, por isso na Idade da Técnica não sabemos o que é bom, o que é bonito, o que é santo, apenas o que é útil", finalizou Umberto Galimberti (na bancada à esquerda), parafraseando Heidegger, na conferência O ser humano na idade da técnica: niilismo e esperança. O evento foi realizado na quarta-feira, 21-10-2014, no Auditório Central da Unisinos.

A inquietante insuficiência humana diante da técnica

Salud

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Embora trágico, isso já não é mais novidade. No entanto, recentes pesquisas latino-americanas mostram que, além da intoxicação via alimentos, os trabalhadores também tem sofrido com esse impacto. E essa realidade está longe de ser mudada. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na safra 2010/2011, o consumo foi de 936 mil toneladas de agrotóxicos, movimentando US$ 8,5 bilhões entre dez empresas que controlam 75% desse mercado no país.

Brasil: Trabalho envenenado. Uso de agrotóxicos afeta diretamente os trabalhadores rurais

Feminismo y luchas de las Mujeres

Argentinas e brasileiras são protagonistas de frentes de resistência ao modelo de agricultura industrial. Elas se autodescrevem como camponesas. São agricultoras, meeiras, sem-terra, boias-frias, assentadas, extrativistas... Em sua maioria, índias, negras e descendentes de europeus.

As camponesas que dizem não aos transgênicos

O herbicida mais utilizado no mundo, o Roundup da Monsanto, tem efeitos deletérios sobre células embrionárias e tecidos placentários humanos, e age como um perturbador endocrinológico, segundo um estudo dirigido por Gilles-Eric Séralini (Universidade de Caen), membro do Comitê de pesquisa e de informação independentes sobre o gene genético (Criigen)

O herbicida Roundup é tóxico para as células embrionárias

A vida sofre o maior mal ao dobrar-se à estandardização. O milho Mon 810 da Monsanto, geneticamente modificado para produzir uma toxina capaz de matar certos insetos predadores, tais como a pirálide e a sesamide, traz em si uma nova ilustração

O milho transgênico Monsanto 810 produz uma toxina inseticida de maneira errática

"A agroecologia é um tipo de pesquisa e um tipo de agricultura prática que tem interesse, ao mesmo tempo, na produtividade de culturas, de preservação da ecologia, do meio ambiente, na sustentabilidade ambiental e também interesse no fortalecimento das comunidades de fazendeiros e suas famílias. Esse tipo de pesquisa não abstrai os fenômenos das dimensões ecológicas, sociais e humanas"

A agroecologia como alternativa aos transgênicos. Entrevista especial com o professor Hugh Lacey