Instituto Humanitas Unisinos

Pueblos indígenas

"Talvez nada de novo, ou nada pior, pois as práticas criminosas e violências contra os povos indígenas continuam no dia a dia. Andando pelos acampamentos e aldeias indígenas do Mato Grosso do Sul se percebe que toda a barbárie reunida no decreto 1216 é de alguma forma a realidade ali encontrada. Apesar disso tudo estivemos numa aldeia onde se estava fazendo uma casa de bioconstrução onde a terra é a mãe, a mestra e o escudo contra todas as maldades que estão fazendo contra os Kaiowá Guarani e outros povos dessa região", escreve Egon Heck, do secretariado nacional do CIMI, ao enviar o artigo que publicamos a seguir.

Brasil: Mais um decreto de morte aos povos indígenas

Transgénicos

A aprovação do plantio de eucalipto transgênico, decidida no mês passado em audiência na CTNBio, teve uma repercussão internacional que pode ser contabilizada em mais de 100 mil assinaturas contrárias à aprovação, informaJoão Dagoberto dos Santos, em entrevista à IHU On-Line. Como reação às manifestações, afirma, o Ministério das Relações Exteriores votou contra a aprovação do eucalipto transgênico, enquanto o “Ministério do Meio Ambiente – MMA não esteve presente e não votou”.

Transgênicos: Enquanto o mundo recusa, o Brasil aprova. Entrevista especial com João Dagoberto dos Santos

Extractivismo

Onze regiões do mundo — das quais dez estão localizados na região tropical — serão responsáveis por mais de 80% da perda mundial de florestas até 2030, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira, 28-04-2015, pela WWF.

Brasil: Onze regiões concentrarão 80% do desmatamento mundial até 2030

Pueblos indígenas

"Face às três bancadas e aos Três Poderes, os povos indígenas vivem politicamente encurralados em uma situação de guerra civil silenciada pela mídia e sustentada pela classe dominante, pela força bruta de assassinatos no campo e pela repressão “legal” que está instruindo processos que criminalizam as lideranças indígenas e as colocam nas cadeias."

Brasil: Dia dos povos indígenas: Alzheimer jurídico de Três Poderes e Bancadas

Pueblos indígenas

"A delegação indígena de mais de 10 povos, iniciou suas atividades em Brasilia num espaço de muita confiança e honestidade. Tiveram um encontro muito importante com a coordenadora da ª Câmara da Procuradoria Geral da República, Debora Duprat, uma defensora contumaz da causa indígena. Os indígenas foram incisivos nas denúncias das violências e desrespeito a seus direitos. Além das demandas de seus povos eles aí estão para dar continuidade na luta dos povos indígenas contra as ameaças de retrocessos e supressão de direitos indígenas da constituição", escreve Egon Heck, do secretariado nacional do CIMI, ao enviar o artigo que publicamos a seguir.

Brasil: Os Suruí e o projeto carbono. Para que o mundo saiba

belo

A publicação reúne uma série de artigos que ajudam a compreender melhor os impactos da construção da usina hidrelétrica – UHE – de Belo Monte na questão dos direitos conferidos aos territórios indígenas.

Além de Belo Monte e outras barragens: o crescimentismo contra as populações indígenas

senmt5

O último Boletim do Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), referente a junho de 2014, detectou 843 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal com uma cobertura de nuvens de 30% do território. Isso representou um aumento de 358% em relação a junho de 2013 quando o desmatamento somou 184 quilômetros quadrados e a cobertura de nuvens foi de 12%.

Desmatamento na Amazônia Legal sobe 358% em apenas 1 ano

agrotoxicos aplica(2)

"Hoje, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, tomando o posto que antes era ocupado pelos Estados Unidos, e a tendência é de alta. Então, todas essas medidas poderiam reverter essa tendência de aumento de consumo e trazer a agricultura brasileira para níveis mais sustentáveis."

O nebuloso cenário dos agrotóxicos no Brasil. Entrevista especial com Robson Barizon