AS-PTA

Agrotóxicos

Um novo artigo científico publicado na revista Enviromental Toxicology and Chemistry relata a detecção do herbicida glifosato, bem como do metabólito AMPA, um derivado tóxico da degradação do glifosato no meio ambiente, em mais de 75% de amostras de ar e de água de chuva no estado do Mississipi, nos EUA.

Pesquisa nos EUA também encontra glifosato no ar e na água da chuva

Por AS-PTA
Transgénicos

Será julgada na próxima quarta (19) pela terceira turma do TRF da 4ª região a Apelação Cível 5020884-11.2013.404.7000, proposta em 2009 por Idec, AS-PTA, Associação Nacional de Pequenos Agricultores e Terra de Direitos.

Brasil: ação sobre contaminação do milho terá novo julgamento

Por AS-PTA
Transgénicos

Na semana que passou o Brasil esteve perto de ser o primeiro país do mundo a autorizar o uso comercial de mosquitos geneticamente modificados como suposto meio para e combater a dengue.

Brasil a ponto de liberar mosquitos transgênicos contra a dengue

Por AS-PTA
Corporaciones

O agricultor sem terra José Pizarro Montoya, de 38 anos, é o primeiro chileno – e talvez o único latino-americano – a ganhar um processo contra a Monsanto por não cumprimento de contrato.

Agricultor chileno ganha processo contra Monsanto, mas continua no prejuízo

Por AS-PTA
Transgénicos

"A chamada 'engenharia genética', que se refere ao corta-e-cola de genes entre seres de diferentes espécies para a produção de organismos transgênicos, é até hoje realizada de maneira bastante 'empírica': não há controle sobre o lugar de inserção do novo gene dentro da cadeia de DNA e centenas de tentativas são feitas até que o gene inserido expresse no organismo receptor a característica desejada, e que esse organismo, aparentemente, não apresente outras alterações."

Novas pesquisas mostram é o quanto a ciência básica no campo da genética está distante de suas aplicações técnicas

Por AS-PTA
Transgénicos

O Departamento de Agricultura do governo dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) publicou em 03 de janeiro a versão preliminar do Relatório de Impacto Ambiental sobre as variedades transgênicas de milho e soja tolerantes à aplicação do perigoso herbicida 2,4-D, dando sinal verde para a comercialização e o plantio das sementes. A divulgação do Relatório abre uma consulta púbica de 45 dias.

EUA no caminho da liberação das sementes tolerantes ao 2,4-D

Por AS-PTA
Transgénicos

A CTNBio se negou a abrir o debate, mas o Ministério Público Federal mostrou-se disposto a ouvir a sociedade e realizou nesta última quinta-feira audiência pública sobre os impactos de uma eventual liberação comercial de variedades de soja e milho resistentes ao herbicida 2,4-D, classificado pela Anvisa como produto de extrema toxicidade.

Brasil: MPF debate liberação de soja e milho resistentes a 2,4-D

Por AS-PTA
Transgénicos

No último dia 3 de dezembro o Consea – Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional realizou uma segunda rodada da Mesa de Controvérsias sobre transgênicos. A primeira edição foi realizada em julho, mas representantes da CTNBio e do Ministério da Ciência e tecnologia declinaram do convite, que dessa vez foi aceito após intervenção do ministro.

Brasil: Consea realiza segunda rodada da Mesa de Controvérsias sobre transgênicos

Por AS-PTA