AS-PTA

Transgénicos

Na reunião realizada ontem em Brasília, a CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) votou três itens de pauta motivados pela repercussão causada pelo primeiro estudo científico que avaliou no longo prazo o efeito de um milho transgênico sobre a saúde.

Brasil: CTNBio descarta reavaliar polêmico milho da Monsanto

Por AS-PTA
Transgénicos

A Monsanto e outras empresas de biotecnologia detêm agora nos EUA um poder inédito. Apesar da reação pública que incluiu a coleta 300 mil assinaturas em uma petição organizada pelo grupo Food Democracy Now!, o presidente Barack Obama assinou no dia 28 de março a Lei HR 933 trazendo um enxerto que a tornou conhecida como “Lei de Proteção à Monsanto”.

Obama assina Lei de Proteção à Monsanto, que coloca empresas de biotecnologia acima dos tribunais

Por AS-PTA
Agrotóxicos

Em uma nova pesquisa publicada na prestigiosa revista Toxicology, Robin Mesnage, Benoît Bernay e Gilles-Eric Séralini, da Universidade de Caen, na França, provaram, através do estudo de 9 herbicidas do tipo Roundup, que o composto químico mais tóxico não é o glifosato (seu princípio ativo e substância mais avaliada pelos órgãos reguladores), mas sim um composto que nem sempre é mencionado nos rótulos, o POE-15.

Roundup é mais tóxico que o glifosato

Por AS-PTA
Transgénicos

Esta semana, 14 integrantes e ex-membros da CTNBio apresentaram documento contendo defesa da pesquisa publicada por pesquisadores franceses que demonstraram maior incidência de tumores e mortalidade em ratos alimentados com o milho transgênico NK 603 da empresa Monsanto, com e sem o herbicida Roundup.

Brasil: contraponto sobre milho NK 603 na CTNBio

Por AS-PTA
Feminismo y luchas de las Mujeres

A IV Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia trouxe para as ruas do município de Solânea, no dia 08 de março, mais de três mil mulheres camponesas dos 15 municípios do Polo da Borborema e de várias regiões que compõem a Articulação do Semiárido Paraibano (ASA Paraíba), o Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR) e o Coletivo Estadual de Mulheres do Campo e da Cidade.

Brasil: mulheres marcham na Paraíba por agroecoogia e igualdade

Por AS-PTA
Transgénicos

Em setembro de 2012 a revista científica Food and Chemical Toxicology publicou uma pesquisa, liderada pelo cientista francês Gilles-Eric Séralini, professor da Universidade de Caen, na França, demonstrando que ratos alimentados com o milho transgênico da Monsanto NK603, tolerante ao herbicida glifosato, bem como ratos expostos em sua dieta ao próprio glifosato, apresentam maior propensão ao desenvolvimento de tumores.

Novo parecer sobre estudo francês que relacionou milho transgênico a tumores é apresentado na CTNBio

Por AS-PTA
Transgénicos

"Os números mostram que, enquanto algumas combinações de transgenes não mostram diferenças estatisticamente significativas de produtividade, outras provocam efeitos negativos significativos."

Brasil: Pesquisa revela baixo desempenho de milhos transgênicos

Por AS-PTA
Transgénicos

Produtores americanos consideram retornar ao uso de sementes convencionais dado que o aumento de pragas resistentes e a perda de lavouras têm levado a menores colheitas dos cultivos transgênicos em relação às suas contrapartes convencionais.

Agricultores podem desistir de transgênicos nos EUA, por baixo rendimento

Por AS-PTA