Economía verde

Economía verde

Nuevo audiovisual denuncia procesos de financiarización de la naturaleza a nivel mundial.

Video: El secuestro de la naturaleza

economiaverde_1

Enquanto os governos se preparam para aprovar uma economia verde na Rio+20, o Grupo ETC apresenta uma atualização sobre o poder das corporações e alerta de que a busca pelo controle da biomassa irá perpetuar, mais do que uma economia verde, a economia da ganância.

Quem vai controlar a economia verde?

Nuevos paradigmas

"Sem reduzir este consumo excessivo e planejar o crescimento econômico em prol dos necessitados não há solução para a crise social e ambiental. Sem compartilhar a riqueza, o saber e o poder a humanidade não sobreviverá. Só uma nova consciência e um novo paradigma de desenvolvimento podem responder a este desafio."

O futuro que não queremos

Economía verde

O documento final da Cúpula dos Povos sintetiza os principais eixos discutidos durante as plenárias e assembleias, e expressa as intensas mobilizações ocorridas durante esse período. Ele aponta as convergências em torno das causas estruturais e das falsas soluções, das soluções dos povos frente às crises, e as principais agendas de luta para o próximo período.

Documentos finais da Cúpula dos Povos na Rio + 20 por justiça social e ambiental

economiaverde_2

"Alguns governos, corporações, capitalistas de risco e ONGs estão promovendo as tecnologias – incluindo engenharia genética, biologia sintética e nanotecnologia – que tornam (ou tornarão) possível transformar biomassa em produtos comerciais. A busca para assegurar biomassa para matérias-primas está criando novas configurações do poder corporativo."

Os senhores da biomassa lutam para controlar a economia verde

senhores biomasa

Sob o pretexto de enfrentar a degradação ambiental, a mudança climática e as crises de energia e de alimentos, a indústria está prevendo uma “nova bioeconomia” e a substituição de carbono fóssil por matéria viva, agora rotulada de “biomassa”.

Os novos senhores da biomassa. Biologia sintética e o próximo assalto à biodiversidade

Nuevos paradigmas

Referência nos estudos ambientais, a geógrafa e professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro Bertha Becker não economiza palavras para criticar as novas formas de mercantilização da natureza.

Entrevista com Bertha Becker, sobre a conjuntura ambiental do Brasil

Economía verde

Amazonia se encuentra en el centro del debate ambiental en Brasil, y no podría ser diferente en el caso de Rio+20. La selva tropical más grande del mundo, tiene la mayor concentración de biodiversidad y una de las reservas de agua dulce más voluminosas del planeta.

Rio+20: Amazonia, entre desafíos y múltiples amenazas