Brasil

NO más financiación para la deforestación

La deforestación de la Amazonia continua, gracias a la financiación del Banco Santander, según denuncia Greenpeace.

NO más financiación para la deforestación

Alto Paraíso de Goiás (GO) - Área de cerrado desmatada para plantio no município de Alto Paraíso (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Cerrado perdeu quase 6 milhões de hectares de vegetação nativa entre 2010 e 2020: dos 13 estados ocupados pelo Cerrado, 11 tiveram perda de vegetação nativa no período, e quase toda essa área (98,8%) foi destinada à atividade agropecuária.

Cerrado perdeu quase 6 milhões de hectares de vegetação nativa entre 2010 e 2020

As organizações destacaram no julgamento que ao menos 750 estudos científicos indicam riscos e incertezas dos OGMs foram desconsiderados pela CTNBio. Foto: reprodução

Em julgamento virtual de ação pelo Supremo Tribunal Federal o ministro Edson Fachin divergiu do voto alinhado ao agronegócio do ministro Nunes Marques. Com pedido de vista de Gilmar Mendes, julgamento está suspenso.

Princípio da precaução é essencial para liberação de OGMs, aponta Fachin

O pão nosso de cada dia ameaça gerações futuras: os efeitos de agrotóxicos e do trigo transgênico

Entrevista especial com Rubens Nodari. Agrônomo aponta que doença celíaca, autismo e outros males neurológicos e genéticos podem estar associados a má qualidade do grão consumido no Brasil.

O pão nosso de cada dia ameaça gerações futuras: os efeitos de agrotóxicos e do trigo transgênico

Baita y Tamandua, dos hombres piripkura, fotografiados durante un encuentro con un equipo de la FUNAI. © Bruno Jorge

Tamandua y Baita son dos de los últimos supervivientes del pueblo indígena piripkura. Y su situación es crítica, porque en solo diez días su refugio en la selva podría quedar a merced de madereros y agroganaderos.

¡En solo 10 días expira la ordenanza que protege las tierras de los piripkuras!

Horta familiar agroecológica em Juquitiba, interior de São Paulo. ©Teia Documenta / Greenpeace Brasil

A produção que enxerga a natureza como aliada, é justa para quem planta e para quem consome, é também um caminho inescapável para conter os impactos das mudanças do clima.

O papel da agroecologia em um país que já sente a crise climática no campo, no bolso e no prato

Fotos: Comunicação do MST na Bahia

Prefeito do município de Alcobaça busca incluir Agroecologia na matriz escolar do município através da experiência da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto.

Educação em agroecologia é exemplo em municípios da Bahia

Povos indígenas em mobilização durante o Acampamento Luta pela Vida / Alass Derivas | @derivajornalismo

A bancada ruralista tem sido uma das protagonistas do processo de golpe iniciado em 2016 contra a democracia brasileira. À época, movimentos populares, como o MST, já denunciavam esse fato, prevendo a realidade que o país vive hoje sob o governo Bolsonaro: recordes de lucro e exportações para o agronegócio, enquanto o país volta a ser colocado no Mapa da Fome e não apenas os processos de reforma agrária e demarcação de terras indígenas e quilombolas são completamente paralisados, como os órgãos responsáveis por essas políticas sofrem desmontes e até inversão de suas funções. 

Agronegócio: um dos principais interessados no aprofundamento do golpe à democracia