MAB

foto_matéria_Encontro_MAB

De 2 a 5 de setembro acontece na cidade de Cotia, na Grande São Paulo, o Encontro Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que contará com a participação de mais de 3 mil pessoas de todo o Brasil e representantes de cerca de 20 países.

Brasil: atingidos por barragens fazem encontro histórico em São Paulo

Por MAB
petroleo

Nesta semana, movimentos sociais e sindicais estão fazendo ações em diversas capitais brasileiras para protestar contra a 11ª rodada de licitações de blocos para a exploração de petróleo e gás natural, prevista para os dias 14 e 15 de maio, e contra a privatização de diversas barragens cujas concessões vencem até 2015.

Brasil: Movimentos sociais iniciam hoje protestos contra leilões do petróleo

Por MAB
Megaproyectos

Em carta, indígenas denunciam arbitrariedades e pedem o fim da Operação Tapajós. O Movimento dos Atingidos por Barragens, que acompanha de perto os desdobramentos da ação militar, reafirma a aliança com os Mundurukus e receia conflitos também com comunidades ribeirinhas.

Brasil: “o rio Tapajós não se divide e o povo Munduruku também não”

Por MAB
Megaproyectos

Na madrugada desta quarta-feira, 13 de março, cerca de mil atingidos pela barragem de Sobradinho ocuparam a BA 210, rodovia que liga a cidade de Paulo Afonso a Sento Sé, na Bahia. Os manifestantes reivindicam a responsabilidade social da CODEVASF, da CHESF e do Estado brasileiro com a pauta dos atingidos pela barragem de Sobradinho.

Brasil: Atingidos pela barragem de Sobradinho ocupam BA210 e exigem direito à água

Por MAB
Megaproyectos

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) convoca todas as organizações, entidades, pastorais, redes, ativistas e movimentos sociais a inserirem-se e nos ajudarem a realizar as mobilizações que marcarão o Dia internacional de lutas contra as barragens, pelos rios, pela água e pela vida, na jornada do 14 de março.

Dia internacional de luta contra as barragens, pelos rios, pela água e pela vida!

Por MAB
Movimientos campesinos

O movimento camponês de Mato Grosso esteve reunido em Várzea Grande (MT) nos dias 29 e 30 de novembro no Encontro Unitário dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Povos do Campo, das Águas e das Florestas para traçar ações em comum que fortaleçam e unifiquem a luta no campo. As pautas foram discutidas entre 13 entidades e mais de 250 pessoas de todas as regiões do estado.

Brasil: Movimentos camponeses unificam luta em MT

Por MAB
Megaproyectos

A ocupação do canteiro de obras de Belo Monte iniciada nesta segunda-feira (8) à noite por indígenas e pescadores continua ganhando reforço e apoios. Já se somaram são 80 indígenas de nove etnias e diversos pescadores e o acampamento agora conta com mais de 200 pessoas. Garimpeiros, camponeses, e outros moradores urbanos de Altamira também estão indo para o canteiro.

Brasil: ocupação de Belo Monte segue com reforços e apoio da sociedade

Por MAB
Crisis energética

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que tem pautado sua luta histórica na defesa das populações atingidas por hidrelétricas, e junto com demais setores organizados propõe a construção de um Projeto Energético Popular para o Brasil, ao analisar o anúncio feito pelo governo brasileiro no último dia 11 de setembro, vem a público manifestar sua posição.

Brasil: Posição do MAB frente ao pacote de energia elétrica do governo

Por MAB