Brasil de Fato

b2

El mayor desastre ambiental de la historia de Brasil cumple hoy 22 días. La rotura de dos diques de contención de la minera Samarco en el municipio de Mariana (Minas Gerais), liberó en el poblado de Bento Rodrigues 62 millones de metros cúbicos de barro tóxico, lo que equivale a 62 billones de litros.

Brasil: Una tragedia histórica, Minas Gerais a 20 días del derrame minero

Minería

O rompimento de duas barragens no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, na quinta-feira passada (5), deixou dezenas de pessoas feridas e desabrigadas. Há quatro mortes confirmadas pelas autoridades.

Tragédia em Minas Gerais: as consequências da mineração

MSTRS

Ações ocorreram em Santana do Livramento e São Lourenço do Sul. Movimento cobra desapropriações dos terrenos. “A nossa luta é de resistência e, como a área é improdutiva, vamos permanecer aqui e iniciar logo a produção de alimentos”.

Sem Terra ocupam duas áreas no Rio Grande do Sul

Transgénicos

Em entrevista ao Brasil de Fato, o engenheiro agrônomo Jorge Dotti Cesa fala sobre consumo de agrotóxicos e soberania alimentar.

Jorge Dotti Cesa: "Aumento do uso de agrotóxicos está se tornando insustentável"

07-08-15_dep-edegar-pretto

“O uso de veneno na produção de alimentos representa um sério problema de saúde pública. Por isso estamos chamando a sociedade para criarmos uma consciência coletiva”, explicou o deputado Edegar Pretto.

Brasil: Seminário discute uso de agrotóxicos e cria Frente Parlamentar em defesa da alimentação saudável no RS

Tierra, territorio y bienes comunes

La CPT señala que los campesinos sin tierra son los principales víctimas. Los proyectos de infraestructura y la falta de compromiso del gobierno con la democratización de la tierra motivan conflictos.

Brasil: Conflictos en el campo resultan en 23 asesinatos por año, apunta CPT

indigenas_capa

Cerca de 3 mil manifestantes que protestavam contra os gastos excessivos da Copa do Mundo nesta terça-feira (27), em Brasília (DF), foram reprimidos com bombas de gás lacrimogêneo lançadas pela Polícia Militar. O ato, organizado pelo Comitê Popular da Copa e Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), também contou com a participação de grupos indígenas de mais de cem etnias, que estão em vigília na capital federal lutando contra o avanço do agronegócio sobre suas terras.

Brasil: PM reprime protesto contra a Copa do Mundo em Brasília

Movimientos campesinos

"Entre os dias 20 e 22 de agosto, no Parque da Cidade em Brasília (DF), se realiza um encontro nacional de todos os movimentos sociais e entidades que atuam no meio rural brasileiro."

Brasil: um encontro histórico de camponeses