União Europeia financiará estudos de longo prazo sobre milho da Monsanto
Estudo realizado com voluntários em 18 países europeus identificou resíduo de glifosato e do seu composto químico associado, o metabólito AMPA, em 44% e 36% das 182 amostras analisadas, respectivamente.
A frequência de detecção entre os pacientes de cada um dos países variou entre 10% e 90%, indicando que as variações regionais e individuais foram grandes e ainda precisam ser mais estudadas.
A dieta alimentar é apontada como a fonte de contaminação pelo estudo. Todos os voluntários moram em áreas urbanas e nunca manipularam o herbicida.
..
A última edição do World Food Prize laureou o vice-presidente da Monsanto. O prêmio equivale ao Oscar na área da agricultura. Criado por Norman Borlaug, prêmio Nobel da Paz em 1970 e tido como o pai daRevolução Verde, seu objetivo é prestigiar pessoas que melhoram a qualidade, quantidade ou disponibilidade de comida no mundo.
O prêmio tem sido alvo de críticas por favorecer a agricultura industrial. A fundação que o administra recebeu contribuições de empresas do setor, entre elas 5 milhões de dólares da Monsanto em 2008.
O prêmio ainda agraciou uma executiva da Syngenta e um pesquisador belga também da área de biotecnologia. Robert Fraley, da Monsanto, levou 250 mil dólares e a empresa uma massagem no ego e um reforço na publicidade. Já sua contribuição para aumentar a qualidade, quantidade ou disponibilidade de comida no mundo está cada vez mais distante de suas promessas.
Com informações do New York Times, 19/06/2013 e NYT Opinion pages 25/06/2013
Fuente: AS-PTA