Soja: grão convencional tem produtividade 9% superior ao transgenico no RS
A Fundação Pró-Sementes apresentou nessa quarta-feira (17) os resultados do Programa de Avaliação de Cultivares de Soja desenvolvido na safra 2008/09 durante reunião conjunta das Comissões de Crédito Rural, Grãos e Irrigantes da Farsul. O coordenador do estudo na Fundação, Rui Rosinha, explicou que os testes foram realizados com 61 variedades (40 transgênicas e 21 convencionais) em sete locais diferentes no Estado do Rio Grande do Sul.
Segundo ele, foi possível verificar que a produtividade média da soja convencional está 9% superior a transgênica, com custo de produção equivalente.
Uma diferença é a menor incidência de plantas daninhas na soja transgênica e maior facilidade de manejo, salientou Rosinha. Também ficou comprovado que a irrigação pode elevar a produtividade da soja a mais de 6.500 quilos por hectare como foi registrado em São Luiz Gonzaga. Em São Gabriel, por exemplo, foi registrada a menor produtividade do Rio Grande do Sul, com 1.235 quilos por hectare e em Cachoeira do Sul, o melhor rendimento com 3.295 quilos por hectare.
A diferença é que no primeiro município não houve irrigação e no segundo foi utilizado o sistema.
O coordenador da Comissão de Grãos da Farsul, Jorge Rodrigues, disse que num período de 4 a 5 anos o produtor tira o investimento na irrigação. As informações são da Farsul.
Fuente: Agência Safras