Plantio Solidário doa mais de 1 tonelada de alimentos em bairro de Juiz de Fora (MG)

Idioma Portugués
País Brasil

Projeto do MST na Zona da Mata constrói junto às famílias em situação de insegurança alimentar processos de cooperação em hortas urbanas.

Iniciando a primeira atividade do ano, o projeto Plantio Solidário, ação do MST na Zona da Mata que visa de forma concreta criar alternativas à insegurança alimentar e nutricional, inicia suas primeiras ações no próximo sábado (22), em conjunto à comunidade do Vale Verde, bairro de Juiz de Fora (MG), plantando e manejando a horta da Creche Municipal Toninho Ventura.

Durante o mutirão, mais de 1 tonelada de alimentos será distribuída aos moradores e participantes; os alimentos foram produzidos pelas famílias acampadas e assentadas do MST e pela Cooperativa da Reforma Agrária e da Agricultura Camponesa da Zona da Mata (COOPERMATAS). O trabalho se inicia às 7h30 com um café partilhado e a previsão é que a atividade se estenda até o almoço.

O Plantio Solidário se faz e se organiza a partir de diversos coletivos, movimentos urbanos e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra (MST). Desde 2020, o mesmo promove mutirões de plantio de comida saudável contrapondo diferenças sociais postas pelo contexto político-social do território, que promove a morte, o adoecimento e nega o direito à terra a trabalhadores e trabalhadoras, seja da cidade ou do campo. Enquanto o agronegócio joga fora alimentos para aumentar o preço e ganhar mais, o MST, em parceria com outros movimentos, age para enfrentar a fome que se agrava no Brasil desde a pandemia.

O Plantio Solidário surge de iniciativas populares, não conta com recursos governamentais e continua existindo através de doações e participação de voluntários. Sempre promovendo processos de formação agroecológica em escolas públicas que possuem espaço físico para o desenvolvimento do projeto e produzindo uma alimentação digna oriunda do trabalho dos mesmos.

- Editado por Fernanda Alcântara

Fonte: MST - Brasil

Temas: Agroecología, Soberanía alimentaria

Comentarios