Milho da Monsanto é menos nutritivo, mostra estudo

Por AS-PTA
Idioma Portugués

Ensaios realizados com salmões alimentados com milho transgênico MON810 revelaram menor aborção de nutrientes e maior peso intestinal dos peixes.

Os animais foram expostos a variedade de milho Bt desenvolvida pela empresa Monsanto, que produz a proteína Cry1Ab, por períodos de 33 e 97 dias. Essa variedade de milho foi liberada pela CTNBio em 2007 e é amplamente cultivada no país. Os salmões alimentados com o milho Bt apresentaram menor eficiência no aproveitamento da ração, indicada pelos menores teores de proteína e de digestibilidade mineral e pela menor eficiência na retenção de energia e lipídios. Os dados mostraram que a proteína Cry1Ab ou outro antígeno no milho Bt geram efeitos imunogênicos no salmão. Não foram identificadas reações imunológicas. As respostas ao MON810 observadas neste estudo diferem de avaliações anteriores que utilizaram o mesmo evento transgênico tanto em salmão como e m outras espécies animais.

 

Os autores concluem que são necessários novos experimentos de longo prazo e estudos mais detalhados sobre a fisiologia intestinal e respostas imunológicas para se avaliar suas possíveis implicações à saúde.

 

Essa é a resposta padrão mais presente nas conclusões de estudos científicos. Deveria também ser a disposição de órgãos como a CTNBio, que garante que o consumo dessa variedade não apresenta riscos e ao mesmo tempo se recusa a rever suas decisões com base em novas evidências científicas, como acabou de acontecer com o milho NK603.

Fuente: AS-PTA

Temas: Transgénicos

Comentarios