MPA Potiguar fortalece a luta quilombola e o campesinato em Ipanguaçu (RN)

Por MPA
Idioma Portugués
País Brasil

No sábado, dia 18, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) marcou presença na comunidade quilombola da Picada, localizada na zona rural de Ipanguaçu (RN). Um encontro potente realizado na Associação da Agrovila Picada, reuniu agricultoras, agricultores, representantes de cinco associações comunitárias, cooperativa e do poder público municipal.

Durante a roda de conversa, o MPA Potiguar apresentou sua trajetória e a história de luta do campesinato brasileiro, reforçando a importância da organização coletiva para enfrentar os desafios no campo. Um momento inspirador foi o relato de duas companheiras que compartilharam suas vivências no IV Encontro Nacional de Mulheres Camponesas do MPA, realizado na Bahia no ano passado, trazendo à tona a força feminina no campo e suas conquistas.

Os participantes tiveram a oportunidade de expor as dificuldades enfrentadas pela agricultura familiar no município, destacando a luta pelo reconhecimento e valorização do trabalho. A reunião também contou com a apresentação da COOAPESCA, que evidenciou o impacto e a relevância do trabalho cooperativo na região do Vale do Açu.

O encontro foi ainda mais especial, pois marcou a celebração dos 29 anos do MPA Brasil, que segue firme no avanço por novos territórios no Rio Grande do Norte. A presença na comunidade quilombola da Picada é um símbolo de compromisso com a defesa do campesinato, da agroecologia e da valorização das comunidades tradicionais.

Juntos, pela soberania dos povos e pelo reconhecimento das raízes que sustentam o Semiárido!

Fonte: Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA

Temas: Agricultura campesina y prácticas tradicionales, Movimientos campesinos

Comentarios