Irak: um patrimônio da humanidade em perigo!
Após ser invadida por tropas bélicas, o Iraque está agora sob a mira das multinacionais produtoras de trigo transgênico
Nas notícias circuladas recentemente, os agricultores iraquianos não mais terão o acesso a suas variedades nativas de trigo. Essas variedades, formadas e conservadas há milhares de anos e dadas a toda a humanidade, estão a caminho da extinção.
O trigo é originário do Iraque é naquele país que se encontra a maior biodiversidade dessa cultura de todo o mundo. Várias civilizações, dentre elas, a babilônica, contribuíram para a evolução da cultura do trigo até chegar a forma atual, que vem sido consumida por todo o mundo.
As multinacionais adquiriram, nos últimos anos, patentes de trigos transgênicos desenvolvidas a partir do próprio trigo nativo do Iraque que, por sua imensa diversidade, constitui a única base e fonte de melhoramento dessa cultura.
O dano se dará com a substituição dessa diversidade por uma única variedade transgênica. Essa será a maior catástrofe que testemunharemos nesse século e em toda a história da humanidade!
O administrador do Iraque atualizou uma lei de propriedade intelectual, que diz ser para cumprir níveis internacionais de proteção.
De acordo com essa lei, guardar a semente da variedade transgênica para próximo ano, se constituirá em... uma ilegalidade! A lei diz, ainda, que, a cada ano, os agricultores deverão destruir qualquer semente transgênica que eles possuem e terão de comprar semente nova de agente autorizado. Caso contrário, enfrentarão multa e/ou prisão?.
Entende-se que foi autorizado o plantio de uma cultura tão importante em seu centro de origem. Isto levanta muitas questões sobre a legalidade da referida lei e sobre direito do povo iraquiano em contestá-la.
Nagib Nassar é professor titular de Genética da UnB. Artigo escrito para o ?JC e-mail?:
Fuente: Jornal da Ciência JC e-mail 2702