Forum Social Mundial: Comitê confirma Fórum 2002 em Porto Alegre.


Noticias

Forum Social Mundial
Comitê confirma Fórum 2002 em Porto Alegre.
Por gro.cpa.xa@pba

Tomado por mais de 3 mil delegados, representando organizações sociais de todo o mundo, o auditório do Centro de Convenções da PUC-RS vibrou de emoção na manhã de hoje, quando o comitê organizador do FSM-2001 anunciou a decisão de realizar também em Porto Alegre o Fórum de 2002. O comunicado foi feito por Kjeld Jakobsen, secretário de Relações Internacionais da CUT, por volta das 10h30. Ele reflete a posição amadurecida ao longo de uma bateria de reuniões do comitê, que terminou na madrugada de hoje. A resolução final prevê a possibilidade de fóruns simultâneos, que acabarão fortalecendo e ampliando a repercussão do novo encontro.

Expressa numa "Nota de Informação" com seis pontos, a opção do comitê é complexa. Ela começa com uma constatação vibrante: "No Fórum Social Mundial de Porto Alegre desencadeamos uma forte resistência ao neoliberalismo, pela construção de um outro mundo. Nada poderá conter este processo". Logo em seguida, o texto confirma a decisão que mostrou a existência de uma alternativa ao "pensamento único", e criou um fato político de repercussão mundial: o Fórum Social Mundial será realizado todos os anos, "na mesma data do Fórum Econômico de Davos".

O ponto 3 do documento foi o que despertou o entusiasmo das delegações de todo o mundo. Ele estabelece que "com base em uma carta de princípios e orientações preeestabelecidos a partir da experiência do Fórum que hoje encerramos", o comitê anuncia que pretende "realizar em Porto Alegre um novo Fórum em 2002". Ao mesmo tempo, declara-se disposto a "estimular a  realização, na mesma data, de Fóruns em outros lugares do mundo". Se a idéia se concretizar, ela multiplicará o efeito contestador e alternativo de Porto Alegre 2001: os países melhor preparados para o FSM2002 poderão trazer delegações numerosas ao Brasil, e ao mesmo tempo realizarem eventos simultâneos que deixarão claro o caráter universal da resistência.

O ponto 4 resolve um problema sentido ao longo desse ano pelo comitê organizador do FSM 2001. Nos próximos meses, serão feitos esforços para "constituir um Conselho Internacional do Fórum Social Mundial". Convocadas pelo comitê brasileiro, organizações de todo o mundo participarão do trabalho de definir os sentidos e as pautas do evento próximo ano.

Os itens seguintes do documento tratam do futuro. A partir de 2003, o Fórum Social Mundial será realizado "num outro país em que tenham sido conseguidas as melhores condições de realização dos Fóruns de 2002". Em 2004 haverá "uma nova rodada de Fóruns, em muitos países, e assim sucessivamente".

O trabalho de preparação de Porto Alegre 2002 começa já. O comitê voltará a se reunir nos primeiros dias após o Carnaval. A parte final do texto explicita que, além disso, estarão prontos, até abril de 2001, "a carta de princípios e orientações para a realização dos Fóruns de 2002" e "a lista de lugares que se dispuserem a realizar os Fóruns de 2002, além do Fórum de Porto Alegre".

A caminhada rumo ao Fórum Social Mundial 2002 está nos textos que a Ciranda publica a seguir.
www.forumsocialmundial.org.br 
Volver al principio
Principal- Enlaces- Documentos- Campañas-- Eventos- Noticias- Prensa- Chat

Comentarios