Brasil: curso "Direitos das comunidades sobre seus conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade"
8 e 9 de novembro de 2005, Belém, Brasil. O objetivo desta atividade é fortalecer a defesa dos direitos das comunidades locais e povos indígenas sobre seus conhecimentos tradicionais. Esta atividade vai anteceder o Seminário Internacional “Proteção dos Conhecimentos das Sociedades Tradicionais”
OFICINA DE FORMAÇÃO: DIREITOS DAS COMUNIDADES SOBRE SEUS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS ASSOCIADOS À BIODIVERSIDADE
Esta atividade vai anteceder o Seminário Internacional “Proteção dos Conhecimentos das Sociedades Tradicionais” nos dias 09, 10 e 11 de novembro de 2005.
REALIZAÇÃO: REDE NORTE DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, BIODIVERSIDADE E CONHECIMENTOS TRADICIONAIS e MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE/DPG.
ORGANIZAÇÃO: Centro Universitário do Pará (CESUPA) e Museu Paraense Emílio Goeldi.
PÚBLICO ALVO: este curso é voltado para comunidades indígenas e locais.
OBJETIVO GERAL: O objetivo da oficina é possibilitar uma compreensão do sistema atual de proteção do patrimônio genético e dos conhecimentos tradicionais associados, de modo que os participantes tenham entendimento da atual legislação sobre a matéria e possam estar aptos à defesa de seus direitos e influir na discussão da implementação da legislação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. Discutir com as comunidades o conceito de conhecimento tradicional associado e de patrimônio genético da biodiversidade;
2. Apresentar e permitir a avaliação da legislação que regula o acesso ao patrimônio genético e conhecimentos tradicionais associados;
3. Apresentar e permitir a avaliação do CGEN – Conselho de Gestão do Patrimônio Genético: o que é?, quem participa? o que realiza?;
4. Apresentar e analisar os instrumentos técnicos e jurídicos previstos pela legislação, necessários à utilização do patrimônio genético e conhecimentos tradicionais associados, como: contratos, anuência prévia, entre outros;
5. Apresentar experiências e discutir formas de proteção dos conhecimentos tradicionais associados e repartição de benefícios.
JUSTIFICATIVA:
A Medida Provisória n.o 2.186-16/01 – MP que institui medidas de proteção do patrimônio genético e dos conhecimentos tradicionais associados, regulamenta o seu acesso, conforme preconiza a Convenção sobre Diversidade Biológica: condicionando o acesso ao patrimônio genético e aos conhecimentos tradicionais associados à obtenção de consentimento prévio fundamentado e de termos mutuamente acordados.
A MP está completando 5 anos, e pode-se considerar que sua implementação ainda é incipiente. Perguntas como: “O que é patrimônio genético?”, “O que é acesso?”, Como se obtém uma anuência prévia?”, “Que direitos as comunidades locais e indígenas têm com relação ao seus conhecimentos e ao patrimônio genético existente em suas terras?” entre outras, permeiam o dia-a-dia de quem está envolvido com o tema. Neste sentido, esclarecer os conceitos básicos, os direitos e as regras estabelecidas pela legislação vigente é fundamental para a implementação da lei. Só assim todos poderão ter seus direitos respeitados e desempenhar suas atividades de forma legal.
Conscientes do desafio a que se propõe a oficina tendo em vista a complexidade do tema, a metodologia adotada para alcançar seus objetivos é baseada na participação ativa dos alunos. Esta participação é estimulada por meio de dramatizações, relatos de casos, vivências, visitas a locais onde o acesso ao conhecimento tradicional ocorre, como feiras, etc.
COORDENADORES:
Será composto por técnicos do Ministério do Meio Ambiente – Cristina Azevedo, Carla Lemos e Alessandro Gomes e pelo pesquisador do INPA Vincenzo Lauriola, Pesquisador do INPA.
LOCAL, DATA E HORÁRIO DO EVENTO:
Belém – PA, 08 e 09 de novembro de 2005, no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).
INSCRIÇÃO:
O Curso é gratuito.
Será realizada a seleção de 40 candidatos que devem encaminhar a ficha de inscrição até o dia 1º de novembro de 2005, para o Núcleo de Propriedade Intelectual do CESUPA, Avenida Nazaré, 630, bloco D, Belém – PA, CEP: 66.035.-170, telefone (91) 4009-21-36, e-mail: rb.apusec@ipun, sitio www.cesupa.br ou www.museu-goeldi.br.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Conceitos: conhecimentos tradicionais associados e patrimônio genético.
2. Recursos (naturais, socio-culturais, econômicos), valores e regimes de propriedade (privada, pública, coletiva). Onde estão os CTAs?
3. Direitos das comunidades sobre seus conhecimentos tradicionais associados.
4. Aplicação atual da legislação – atividades do CGEN.
FICHA DE INSCRIÇÃO: AQUÍ
Eliane Moreira
Professora de Direito Ambiental e
Coordenadora do Núcleo de Propriedade Intelectual
Centro Universitário do Pará
Avenida Nazaré, 630, bloco D
Belém - PA
CEP: 66.035.-170
(91) 4009-21-36
www.cesupa.br/nupi