Brasil: Assassinato do Sem Terra. Nota de solidariedade do MAB ao MST
Nós do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) nos solidarizamos ao Movimento Sem Terra (MST), aos companheiros de luta e à família do companheiro Elton Brum da Silva, morto na manhã desta sexta-feira (21/8) em São Gabriel/RS, depois de uma ação orquestrada entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do seu aparato policial, e os latifundiários da região para o despejo dos agricultores acampados na Fazenda Southall.
Os trabalhadores e trabalhadoras que lutam pela terra têm sido vítima de um violento processo de criminalização e perseguição em todo o país e, em especial, no Rio Grande do Sul e o ato de hoje foi mais uma covardia da polícia gaúcha. Exigimos respeito e liberdade de ação e manifestação aos movimentos sociais e ao MST e que o Governo do Estado reveja suas ações.
Enquanto Via Campesina, o MAB se une ao Movimento Sem Terra e aos demais movimentos no repúdio e na denúncia das mortes, torturas e todo o tipo de violência praticada pelo agronegócio que, através de empresas e latifundiários que controlam este setor, roubam do povo a dignidade e a vida. Por fim, mais uma vez nos solidarizamos aos companheiros de luta e a família de Elton.
A cada companheiro tombado, nem um minuto de silêncio. Mas toda uma vida de luta!
Coordenação Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)
Fuente: MST - Brasil