Agroecologia: produção sustentável no campo
A produção agroecológica tem como objetivo preservar a vida com alimentos saudáveis sem agrotóxicos e transgênicos. A agroecologia é defendida por muitos agricultores e especialistas na área como um modelo de agricultura socialmente mais justo, economicamente mais viável e ecologicamente mais sustentável, diferente da agricultura convencional, que busca insumos e venenos para ampliar a produção e o lucro
Só no Norte e Nordeste do país já existem cerca de dois milhões de unidades de produção que não utilizam agrotóxicos. Em contrapartida, temos cerca de 11,5 milhões de hectares com plantações transgênicas, o equivalente à área de mais de 11 milhões de campos de futebol.
Nesta série especial, a Radioagência NPapresenta três reportagens aprofundadas sobre o tema. A jornalista Nina Fideles foi conferir a experiência de produção agroecológica no Rio Grande do Sul e conversou com especialistas em agricultura. As reportagens contam com entrevistas com agricultores, além de Flávio Valente, da Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos (Abrandh); Fernando Ferreira Carneiro, especialista em regulação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); Alda Lerayer, diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB); Valdemar Arl, agrônomo da Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia (Aopa), entre outros. O conteúdo da série está disponível em áudio e texto.
Programa 1 - O que é agroecologia?
Programa 2 - Impactos da Revolução Verde
Programa 3 - Imposição das transnacionais: agrotóxicos e transgênicos
Programa 4 - Os dois lados da moeda
Fonte: Reportagens especiais da Radioagência NP