Revista Agriculturas: Plantas Alimentícias Não-Convencionais
Esta edição da Revista Agriculturas aborda as estratégias agroecológicas voltadas a revalorizar as Pancs como caminho para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Essas estratégias se contrapõem frontalmente à mercantilização dos alimentos e às soluções biotecnocráticas associadas à lógica de privatização da biodiversidade.
Segundo o enfoque agroecológico, os sistemas agroalimentares devem se desenvolver assegurando a continuidade e o fortalecimento dos vínculos orgânicos entre a diversidade biológica e diversidade cultural que por milênios conformam verdadeiros patrimônios bioculturais dos povos. Além da manutenção de altos níveis de biodiversidade nos agroecossistemas, a perspectiva agroecológica se completa com a construção de canais curtos de distribuição dos alimentos, condição que assegura que produtores e consumidores reassumam seu poder de decisão e controle sobre a alimentação.
NESTA EDIÇÃO:
- Plantas Nativas Não- Convencionais
- Frutas nativas no Rio Grande do Sul: cultivando e valorizando a diversidade
- Plantas Alimentícias Não Convencionais na Bahia: uma rede em consolidação
- A trajetória da chaya na Serra da Misericórdia
- Fortalecendo o vínculo entre escolhas alimentares e a biodiversidade
- Os quelites: usos, manejo e efeitos ecológicos na agricultura camponesa a importância da diversidade para a agricultura na Etiópia
Para acceder a la Revista (PDF) haga clic en el enlace a continuación y descargue el archivo: