MST - Brasil

Crisis capitalista / Alternativas de los pueblos

As famílias Sem Terra que estão acampadas desde o último domingo (2) na Fazenda Santo Henrique, grilada pela empresa Cutrale, realizam um ato político pela Reforma Agrária na cidade de Bauru, nesta quarta-feira (5), às 14h.

Brasil: Sem Terra acampados na Cutrale realizam ato político por Reforma Agrária em Bauru

Tierra, territorio y bienes comunes

Neste domingo (2), cerca de 300 pessoas ocuparam a Fazenda Santo Henrique, no município de Iaras/Borebi e Lençóis Paulista-SP. Os Sem Terra denunciam a grilagem dos 2,6 mil hectares pela empresa Cutrale.

Brasil: MST ocupa fazenda grilada pela empresa Cutrale, no interior de São Paulo

Minería

MST e Justiça nos Trilhos também se encontrarão com ministros, procuradores, deputados e senadores. Esquema de espionagem e infiltração em movimentos sociais foi denunciado há um mês, sem nenhuma ação do Estado.

Brasil: Presidência da República recebe pedido formal de investigação de denúncias contra a Vale

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

Após mais um adiamento do julgamento do latifundiário Adriano Chafik, responsável pelo Massacre de Felisburgo, os Sem Terra anunciaram que montarão acampamento com 500 camponeses e camponesas em frente ao Fórum de Justiça Lafayette, em Belo Horizonte (MG), e que só sairão depois do julgamento.

Brasil: MST monta acampamento em Belo Horizonte para garantir justiça a Felisburgo

Petróleo

Na manhã desta segunda-feira (13/5), cerca de 600 camponeses organizados pelo MST, MCP, MAB, além de quilombolas e dos trabalhadores ligados à Federação Única dos Petroleiros ocuparam o Ministério de Minas e Energia, em Brasília.

Brasil: Camponeses, FUP e quilombolas ocupam o Ministério de Minas e Energia em Brasília

Movimientos campesinos

"Este capítulo cuenta la historia de una de las cooperativas, que fue hace tiempo un campamento con tiendas de lona, hoy son el ejemplo de la organización y la fuerza del MST en tanto calidad de vida para las familias que componen la organización y una calidad superior en los alimentos que se producen."

Video: MST Agro-villa, 20 años después de una toma de tierras

Tierra, territorio y bienes comunes

A ocupação da área da antiga Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA), próximo a Orlândia (SP), por 100 famílias do MST, na última quinta-feira (18), traz a tona o debate em torno das terras públicas no interior de São Paulo.

Brasil: Agronegócio avança sobre terras públicas no estado de São Paulo

letraviva

"Fazemos o nosso papel de organizar os trabalhadores rurais e fazer lutas para pressionar, mas temos a compreensão de que, no atual estágio da disputa na agricultura, o conjunto da sociedade terá de fazer um grande mutirão para derrotarmos as forças políticas e econômicas que travam a Reforma Agrária e se opõem a um projeto de desenvolvimento com justiça social e soberania popular para o Brasil".

17 anos do massacre e a ofensiva contra a Reforma Agrária