CIMI

Pueblos indígenas

Hace un año, caciques y líderes Ava-Guaraní del oeste del estado de Paraná, sur de Brasil, se reunieron para discutir los problemas de sus comunidades. Demarcación de la tierra, salud y educación son sus principales preocupaciones. En la reunión, se definieron las directrices y las reivindicaciones encaminadas al Gobierno.

Brasil: en Paraná, caciques Guaraní exigen demarcación de sus tierras y derechos básicos

Por CIMI
Megaproyectos

Cerca de 25 pesquisadores foram retirados da terra indígena Munduruku, pelos próprios indígenas, nesta sexta, 22 em Jacareacanga, extremo oeste do Pará. Os técnicos coletavam amostras da fauna e flora da região para os estudos ambientais e de viabilidade das usinas hidrelétricas do rio Tapajós, que afetarão o território Munduruku.

Brasil: Munduruku expulsam pesquisadores de terra indígena em Jacareacanga

Por CIMI
Megaproyectos

Cerca de 200 indígenas afetados pela construção de hidrelétricas ocuparam nesta quinta-feira, 2, o principal canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte no município de Vitória do Xingu, Pará. Eles reivindicam a regulamentação da consulta prévia e a suspensão imediata de todas as obras e estudos relacionados às barragens nos rios Xingu, Tapajós e Teles Pires. A tropa de choque da Polícia Militar já esperava pelos indígenas, porém não conseguiu os barrar.

Brasil: indígenas ocupam canteiro de obras de Belo Monte contra hidrelétricas na Amazônia

Por CIMI
CIMI

Com o objetivo de denunciar o genocídio, assassinatos, violência e a política desenvolvimentista que trata as comunidades tradicionais como obstáculos, o Cimi lança manifesto e denuncia os ‘decretos de extermínio’ atuais contra os povos indígenas.

Povos Indígenas: aqueles que devem viver - Manifesto Contra os Decretos de Extermínio

Por CIMI
cimi lanza manifiesto

Com o objetivo de denunciar o genocídio, assassinatos, violência e a política desenvolvimentista que trata as comunidades tradicionais como obstáculos, o Cimi lança o documento Povos Indígenas: aqueles que devem viver - Manifesto Contra os Decretos de Extermínio.

Brasil: Cimi lança manifesto e denuncia os ‘decretos de extermínio’ atuais contra os povos indígenas

Por CIMI
Tierra, territorio y bienes comunes

Contra a criminalização dos indígenas em decorrência da luta pela defesa de seu território! A Justiça Federal de Pernambuco acatou denúncia do Ministério Público Federal e condenou, em primeira instância, as lideranças indígenas a penas que variam entre 1 e 13 anos de prisão e multas elevadas para indenizações dos ofendidos.

Brasil: Campanha em favor de lideranças Xukuru

Por CIMI
Megaproyectos

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) repudia o pedido de prisão preventiva à Justiça, impetrado pela Polícia Civil do Pará, contra 11 pessoas acusadas de participarem de protestos contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte.

Brasil: nota de repúdio à criminalização das lideranças do Movimento contra a UHE de Belo Monte

Por CIMI
Pueblos indígenas

"Os dados sobre as violências contra os povos indígenas que o Conselho Indigenista Missionário-Cimi apresenta neste relatório, demonstram a maneira
como o Estado, governos e a sociedade envolvente se relacionam com estes povos."

Relatório “Violência contra os povos indígenas no Brasil: Dados de 2011”

Por CIMI