Tribunal Popular da Terra julgará Estado Brasileiro

Idioma Portugués
País Brasil

Ativistas de todo país estarão reunidos de hoje (20) a domingo (22) em Capão Redondo, periferia de São Paulo, realizando o Tribunal Popular da Terra. O evento julgará violações aos direitos humanos contra lideranças do campo e da cidade.

Segundo Givanildo Manuel, o Giva, ativista e um dos organizadores do Tribunal, quem estará no banco dos réus é o Estado brasileiro. Serão julgadas violações aos direitos humanos de quilombolas, indígenas, trabalhadores rurais, comunidades vulneráveis nas cidades, entre outros. Essas violações vêm acontecendo a fim de viabilizar iniciativas de mega-projetos que pretendem viabilizar os eventos esportivos, o agronegócio e a especulação imobiliária.

O evento pretende firmar um posicionamento político a ser encaminhado à organização da Rio +20, como forma de pressionar a conferência a firmar propostas que deixem de privilegiar interesses de grupos econômicos.

O juiz será o presidente do Conselho Executivo da Associação Juízes para a democracia, José Henrique Rodrigues Torres. Também estarão presentes no evento o líder seringueiro Osmarino Amâncio, o professor da Universidade do Estado de São Paulo Paulo Arantes, o ex-candidato a presidência da República pelo PSOL, Plínio de Arruda Sampaio, e o defensor público Jairo Salvador, que atuou no caso de Pinheirinho.

Púlsar Brasil, Internet, 20-4-12

Comentarios