Transgênicos terão de ser testados antes de entrar no mercado
Prensa
Brasil Online, Internet, 6-7-01
http://cf.bol.com.br/ofcn.htm?url=http://www.uol.com.br/folha/reuters/ult112u3209.shl  
Transgênicos terão de ser testados antes de entrar no mercado
da Reuters, em Genebra
Foi fechado um acordo sobre as primeiras diretrizes mundiais exigindo que os países testem a segurança de alimentos geneticamente modificados antes que eles cheguem ao mercado, anunciou hoje a Comissão do Codex Alimentarius.
A decisão "em princípio" foi tomada pelos 165 países membros do código voluntário, representando 98% da população mundial, durante uma reunião de uma semana em Genebra.
Mas o Codex, órgão da OMS (Organização Mundial da Saúde) e da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), não chegou a um acordo quanto à rotulagem de produtos devido a profundas divisões, disseram autoridades.
O Codex aprovou uma série de novos níveis máximos de substâncias que contaminam o meio ambiente -incluindo chumbo, cádmio e o cancerígeno aflatoxina- encontrados em sucos de frutas, cereais e leite.
"A Comissão do Codex concordou em princípio que a segurança dos alimentos derivados de organismos geneticamente modificados (OGM) deverá ser testada e aprovada pelos governos antes de entrarem no mercado", de acordo com um comunicado.
A decisão consensual, que é tomada em meio à polêmica na Europa e em todo o mundo sobre o impacto dos transgênicos na saúde e no meio ambiente, deve levar a procedimentos mais rígidos dos Estados Unidos para proteção de fatia de mercado exportador.
Gro Harlem Brundtland, diretora-geral da OMS, disse em nota: "Esta é a primeira iniciativa mundial para a avaliação da segurança de alimentos geneticamente modificados".
As regras detalhadas de segurança ficarão prontas em 2003 e vão prever em alguns casos a volta de uma forma de agricultura mais orgânica. 
Volver al principio
Principal- Enlaces- Documentos- Campañas-- Eventos- Noticias- Prensa- Chat