Transgênicos são questão ambiental


Prensa

O Globo, 22/09/2000

Transgênicos são questão ambiental



Cristiane Jungblut e Soraya Agége

BRASÍLIA E SÃO PAULO. O presidente Fernando Henrique Cardoso determinou ontem que a partir de agora o Ministério do Meio Ambiente terá que ser ouvido sobre os riscos ambientais da entrada de materiais transgênicos no Brasil, como sementes geneticamente modificadas. A informação foi dada pelo ministro José Sarney Filho. Segundo ele, o Ibama deverá ser consultado e terá que expedir relatórios como o chamado Rima (Relatório de Impacto Ambiental).

A assessoria do Governo está analisando a forma de legalizar essa proposta, já que hoje a questão dos transgênicos é decidida pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTN-Bio), do Ministério de Ciência e Tecnologia.

- O Ibama terá a palavra final sobre os riscos ambientais. Agora, só falta chegar a um consenso jurídico a respeito - disse Sarney Filho.

O Ministério do Meio Ambiente vinha reclamando dentro do Governo da falta de participação nas discussões sobre os transgênicos. Segundo integrantes do ministério, a permissão da entrada de sementes de milho modificadas no país, sem qualquer avaliação ambiental, foi um erro.

No início da noite de ontem, os ministros da Justiça, José Gregori, da Agricultura, Pratini de Morais, de Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, e o  secretário-executivo do Ministério da Saúde, Barjas Negri, se reuniram para discutir a portaria que regula a rotulagem de produtos transgênicos no país. Há pressões da área agrícola para mudar o texto que foi antecipado pelo GLOBO na semana passada. Uma das propostas é deixar de exigir a identificação de produto geneticamente modificado para os que tiverem componentes transgênicos em percentual inferior a 5% ou 1%. O texto original não fala em percentual.

- Como não há nenhum estudo sobre as conseqüências que os transgênicos trazem para a saúde, não há também como predeterminar uma percentagem de uso- disse ontem Mariana Paoli, coordenadora da campanha de engenharia genética do Greenpeace, em São Paulo. 

Hoje pela manhã, 15 ativistas da ONG estarão em um supermercado da capital paulista alertando os consumidores sobre o uso de produtos transgênicos

Volver al principio
Principal - Enlaces - Documentos - Campañas -- Eventos - Noticias - Prensa - Chat

Comentarios