Produtividade de soja GM é menor
O Instituto de Agricultura e Recursos Naturais da University of Nebraska, nos Estados Unidos, divulgou estudo de dois anos sobre a soja transgênica, concluindo que a produtividade por área plantada é menor, embora o preço da semente seja mais caro
A pesquisa foi feita a pedido da comissão estadual da soja para responder às perguntas dos fazendeiros sobre as sementes geneticamente modificadas.
A produtividade da soja GM é 6% inferior à da soja comum e 11% menor do que as variedades com melhor rendimento. Isso significa três alqueires menos por 2,5 hectares, ou 480 alqueires em 4.000 hectares. O preço da semente US$ 7,50 o saco, no entanto, é superior ao da soja comum, informou o agrônomo Roger Elmore, diretor da pesquisa.
No Brasil, a Associação brasileira dos produtores de Soja (Abrasoja) divulgou nota "discordando das informações" de reportagem do The New York Times do dia 16 na qual o presidente para assuntos internacionais da Associação Americana de soja, Dwain Ford, afirma que 30% da soja no Brasil pode ser transgênica.
"Esse número representaria em torno de 9 milhões de toneladas, o que é infundado, já que não houve diminuição significativa na venda de sementes de soja no Brasil", diz a nota
Jornal do Brasil, 20/05/2000