Plantações transgênicas podem reduzir população de pássaros


Prensa
O Estado de São Paulo, Brasil, Sexta-feira, 1 de setembro de 2000
Plantações transgênicas podem reduzir população de pássaros




WASHINGTON - O uso de plantas geneticamente modificadas para resistir ao ataque de ervas daninhas pode prejudicar os pássaros - não porque as mudanças genéticas sejam danosas a eles, mas porque matar as ervas significa menos alimento para esses animais, anunciaram ontem cientistas ingleses.

Segundo Andrew Watkinson, da Universidade de East Anglia, em Norwich, algumas das fazendas onde esses vegetais são empregados registraram uma queda de até 90% na quantidade de ervas - ótima notícia para os fazendeiros, mas péssima para aves famintas.

A equipe de Watkinson usou um computador para prever os efeitos que o cultivo de uma beterraba resistente a ervas daninhas teria no vegetal Chenopodium album, cujas sementes são uma grande fonte de alimento para as cotovias. "Previmos que as populações dessas ervas poderiam ser reduzidas a níveis baixos ou praticamente erradicadas, dependendo da forma de manuseio da terra", escreveram eles em seu estudo, publicado na revista Science.

"Os efeitos nos pássaros podem ser graves, porque tais reduções representam uma importante perda de fontes alimentares", prosseguiram os pesquisadores.
Segundo Watkinson, esses resultados provavelmente se aplicam em grande escala a outras plantas, ervas daninhas e sementes consumidas pelos pássaros. (Reuters)



Volver al principio
Principal - Enlaces - Documentos - Campañas -- Eventos - Noticias - Prensa - Chat

Comentarios