Países definirão metas de conservação da biodiversidade para 10 anos
Um dos pontos mais importantes das negociações da Convenção de Diversidade Biológica é a definição de metas de preservação das espécies até 2020. As metas estabelecidas para este ano não foram cumpridas por nenhum dos 193 países
O Brasil, por exemplo, tinha 51 metas a cumprir. Mas só alcançou o objetivo em três pontos. Um deles, a diminuição dos focos de incêndio em 25% para cada bioma.
Outros pontos chave que definirão o sucesso ou o fracasso da CDB é a criação de mecanismos para repasse de recursos para preservação e a conclusão de um protocolo internacional sobre Acesso e Repartição dos Benefícios da Biodiversidade.
O novo protocolo modificaria a maneira como funcionam as patentes. O fato envolve interesses de povos tradicionais, como os indígenas, e também os interesses de indústrias que usam a natureza para desenvolver seus produtos. São exemplos as indústrias de medicamentos e cosméticos.
Saiba mais nesta reportagem em áudio e acompanhe as negociações que ocorrem em Nagóia, no Japão, pelo cobertura da Agência Pulsar.