ONU culpa ricos por fracasso ambiental
Prensa
Jornal da Ciência, e-mail 2045, Internet, 3-6-02
http://200.177.98.79/jcemail/Detalhe.jsp?id=2562&JCemail=2045&JCdata=2002-06-03
ONU culpa ricos por fracasso ambiental
O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, disse que dez anos após a Rio 92 pouco se avançou na proteção do meio ambiente e no caminho para o desenvolvimento sustentável porque as nações industrializadas não têm cumprido os acordos internacionais que assinaram na conferência do Rio, realizada em junho de 92.
Annan disse que está mais do que na hora de a Humanidade aprender a respeitar a natureza. Em comunicado, ele afirmou que os países ricos não só descumpriram as promessas de aumentar a ajuda às nações mais pobres como ainda reduziram o auxílio que prestavam.
'Nós podemos prosperar no futuro, como fizemos no passado, se vivermos em harmonia com nosso ambiente natural. Entretanto, somos incapazes de fazer isso atualmente', destacou Annan em sua mensagem.
O clima entre os seis mil participantes da conferência de Bali era de pessimismo quanto às chances de progresso concreto da Rio+10.
Annan destacou que o ser humano entrou no que chamou de um 'terreno incerto', com o aumento explosivo da população mundial, o uso descontrolado dos recursos naturais e o intenso consumismo verificado nos países ricos em contraposição a uma miséria cada vez maior em muitas nações da África, da Ásia e da América Latina.
'É impossível aceitar que só um quinto da população mundial desfrute de prosperidade enquanto o restante vive na privação e na miséria. O consumo sem freios também está esgotando os recursos da Terra', acrescentou.
(O Globo, 31/5)
Volver al principio
Principal- Enlaces- Documentos- Campañas-- Eventos- Noticias- Prensa- Chat