Município paulista proíbe transgênicos
  Prensa
O Estado de São Paulo, Brasil, 9-3-01.
Município paulista proíbe transgênicos
O município de Amparo, na região de Campinas, é o primeiro em São Paulo a proibir o cultivo e comércio de transgênicos, os produtos geneticamente modificados. A lei, de autoria do vereador Dimas Marchi (PT), foi aprovada por 11 votos a 5, na madrugada de ontem, pela Câmara Municipal. "Fica mais fácil debater o assunto entre a população dos próprios municípios", disse Marchi, que se inspirou em lei semelhante já aprovada em Belo Horizonte e Florianópolis. (...) O vereador, engenheiro químico, se baseou em três argumentos para convencer seus companheiros da Câmara.
O primeiro está relacionado à saúde. "Não existe ainda nenhum estudo que comprova que os transgênicos são produtos saudáveis", disse. O segundo argumento é socioeconômico: a agricultura familiar tende a desaparecer com a introdução desses produtos. "Os pequenos proprietários não teriam condições de obter a tecnologia, que ficaria somente com os grandes produtores rurais", afirma o vereador.
O terceiro argumento é que já existem alguns estudos associando o uso de transgênicos a danos ambientais. "Como há muitas dúvidas sobre o assunto, decidimos proibir em nosso município a sua utilização e produção", completou.
Volver al principio
Principal- Enlaces- Documentos- Campañas-- Eventos- Noticias- Prensa- Chat