Evento internacional sobre agricultura florestal
Prensa
O Povo - Ceará, Brasil, 16-10-01
http://tb.bol.com.br/simpleRedirect.html?srv=cn&trg=http://www.noolhar.com/opovo/ceara/58936.html
Evento internacional sobre agricultura florestal
Debater os princípios e critérios adequados para uma agricultura sustentável em um ecossistema florestal tropical. Com esse objetivo, a Fundação Cepema e a Rede Terra do Futuro, uma rede de Organizações Não Governamentais (ONG) com sede em Estocolmo, na Suécia, vão promover no Convento dos Capuchinhos, em
um Seminário Internacional de Agricultura Florestal. O evento acontece entre os dias 21 e 29 de outubro.
A Cepema é uma das 40 entidades que integram a Rede Terra do Futuro, espalhada por 14 países. A Rede existe há 11 anos, explica o professor Adalberto Alencar, presidente da Cepema e coordenador do seminário. Há cinco anos a entidade realiza, no Maciço de Baturité - região de Mata Atlântica - um trabalho voltado ao manejo florestal, orientando os produtores para o cultivo do café ecológico e a prática da agricultura familiar.
Essa ação, afirma Alencar, credenciou a entidade a promover o evento em Guaramiranga. O seminário vai contar com a participação de representantes de entidades que desenvolvem experiências de agricultura florestal em países como a Bolívia, Equador, Peru, Chile, Argentina, Suécia e Índia. Do Brasil, estarão presentes representantes da Associação Cristã de Base (ACB), entidade que trabalha com manejo florestal no município cearense do Crato, além de instituições dos estados de Pernambuco e Rio Grande do Sul.
informa que não haverá inscrições para o encontro, pois se trata de um evento restrito à participação de pessoas que lidam com experiências de manejo florestal. A programação é composta por palestras temáticas, apresentações dos trabalhos e visitas ao campo. A idéia, explica Alencar, é elaborar um documento que oriente todos os participantes para formas adequadas de manejo florestal. O evento terá patrocínio do governo sueco.
Alencar lembra que, no Brasil, o debate é importante dada a ameaça da desertificação e a necessidade de preservar o que resta da Mata Atlântica. Entre os temas a serem trabalhados durante os 10 dias do seminário estão: '' A herança colonial na agricultura''; ''Pobreza, ecologia e espiritualidade''; ''Ética, cultura e gênero - relações entre as pessoas e a natureza''; e ''Biodiversidade e preservação das florestas''.
Volver al principio
Principal- Enlaces- Documentos- Campañas-- Eventos- Noticias- Prensa- Chat