Estudo encontra genes desconhecidos em soja transgênica
Prensa
Folha Online, Brasil, 20-8-01
http://cf.bol.com.br/ofcn.htm?url=http://www.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u4638.shtml
Estudo encontra genes desconhecidos em soja transgênica
O grupo ambientalista Greenpeace divulgou um estudo, realizado por uma equipe de cientistas da Bélgica, que mostra "sequência desconhecida de DNA" na soja transgênica Roundup Ready (RR) da Monsanto.
O estudo, publicado na semana passada no European Journal of Food Research Technology, revelou que a soja continha um segmento de 534 pares de base do DNA, cuja sequência homóloga não pôde ser detectada.
Segundo o Greenpeace, esta é a segunda vez que pesquisadores encontram erros na descrição da soja transgênica desenvolvida pela Monsanto.
"A descoberta indica claramente que a soja geneticamente modificada Roundup Ready, autorizada a ser consumida em vários países, a partir da descrição feita pela própria Monsanto das suas alterações genéticas, não é a mesma que está sendo vendida em muitos países", disse Mariana Paoli, coordenadora da campanha de Engenharia Genética do Greenpeace.
Para os pesquisadores, o DNA desconhecido na soja poderia permitir sequências de código para a formação de uma nova proteína ou apagar outras funções dentro do próprio DNA.
Agora, o Greenpeace pede que a CTN-Bio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), órgão que regulamenta a venda e a produção de alimentos transgênicos no Brasil, deve efetuar uma nova avaliação da soja RR.
O grupo ambiental exige também que sejam revistas as autorizações de plantio e comercialização em todos os países onde a soja foi liberada.
Volver al principio
Principal- Enlaces- Documentos- Campañas-- Eventos- Noticias- Prensa- Chat