Deputados investigam transgênicos
Prensa
Zero Hora, Porto Alegre, Brasil, 6-11-01
Deputados investigam transgênicos
Parlamentares vão percorrer o Estado até sexta-feira
A Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias da Câmara dos Deputados quer saber como a questão dos transgênicos vem sendo tratada no Estado.
Até sexta-feira, dois integrantes da comissão vão cumprir um roteiro de visitas a produtores e áreas experimentais de grãos geneticamente modificados, a fim de verificar possíveis irregularidades na liberação de pesquisas.
O trabalho integra as ações previstas na Proposta de Fiscalização e Controle, criada para acompanhar a biotecnologia no país. Segundo o deputado Ronaldo Vasconcellos (PL/MG), a Câmara recebeu denúncias de que empresas estariam utilizando lavouras experimentais, autorizadas pela Comissão Técnica Nacional de Biotecnologia (CTNBio), para multiplicação comercial de sementes transgênicas. O deputado prefere não citar nomes enquanto não houver comprovação.
O objetivo também é verificar as condições de seguramça dos experimentos. Acompanhado do deputado Fernando Ferro (PT/PE) e de um consultor, Vasconcellos irá visitar áreas em Passo Fundo, Não-Me-Toque e Cruz Alta. Serão ouvidas entidades de pesquisa, produtores e consumidores. 
Ontem, a reunião foi com o secretário da Agricultura, José Hermeto Hoffmann, que falou sobre as ações do governo estadual para garantir ao Estado o status de área livre de transgênicos. De acordo com Vasconcellos, a mesma investigação já foi feita em Minas Gerais e será implementada em Pernambuco.
- Queremos saber como se deu a liberação da importação de uma carga de milho transgênico naquele Estado no ano passado - explicou. 
O ROTEIRO
As visitas programadas:
Amanhã: Reunião com representantes das federações  das Indústrias (Fiergs), da Agricultura (Farsul) e das Cooperativas Agropecuárias (Fecoagro), delegacia do Ministério da Agricultura e dos ministérios públicos Federal e Estadual. À tarde, encontro na Assembléia com as comissões de Agricultura, Direitos Humanos, Mercosul, Educação e Ciência e Tecnologia. 
Quarta e quinta-feira: Visita a produtores, cooperativas e unidades da Embrapa em Três de Maio, Santo Ângelo, Não-Me-Toque, Cruz Alta e Passo Fundo.
Sexta-feira: Apresentação do relatório ao secretário da Agricultura, José Hermeto Hoffmann, em Porto Alegre.
Volver al principio
Principal- Enlaces- Documentos- Campañas-- Eventos- Noticias- Prensa- Chat