Comitê canadense pede controle mais rigoroso sobre transgênicos


Prensa

Folha Online, Brasil, 23-8-01
http://cf.bol.com.br/ofcn.htm?url=http://www.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u4688.shtml


Comitê canadense pede controle mais rigoroso sobre transgênicos

da France Presse, em Ottawa (Canadá)

O comitê consultor para a biotecnologia no Canadá pediu hoje em um comunicado oficial os alimentos elaborados a partir de organismos geneticamente modificados (OGM) tenham controle mais rigoroso no país.

O grupo, formado por peritos independentes, enviará seu parecer final sobre os alimentos transgênicos ao governo do Canadá no início do ano que vem.

"Devemos ser conscientes do que nos espera no futuro em matéria de alimentos geneticamente modificados", afirma o presidente do comitê, Arnold Naimark, acrescentando que o Canadá deverá se esforçar para "tirar todas as vantagens possíveis destes produtos sem sofrer quaisquer prejuízos".

As recomendações do comitê estão ligadas ao melhoramento da legislação federal sobre o OGM e em particular sugerem que seja adotado um "plano de gestão integrado, transparente e fundado sobre a obrigação de dar conta" de suas atividades.

O informe promove uma melhora da vigilância e do levantamento de dados acerca dos "possíveis impactos a longo prazo dos produtos geneticamente modificados sobre a saúde e o ambiente".

O comitê sugere elaborar "normas explícitas de rotulagem" para os alimentos que tenham transgênicos em sua composição, ainda que as mesmas sejam de aplicação voluntária.

O informe assinala também a necessidade de criar um "serviço de informação centralizado" sobre os OGM que sejam acessível aos consumidores.
Volver al principio
Principal- Enlaces- Documentos- Campañas-- Eventos- Noticias- Prensa- Chat

Comentarios