CTNBio pode rever aprovação anterior


Prensa


Valor Econômico, Brasil, 29-6-01

CTNBio pode rever aprovação anterior

Mauro Zanatta, De Brasília

O presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), Esper Cavalheiro, admite rever o processo de liberação comercial da soja geneticamente modificada, como pedido pela frente de organizações não-governamentais "Por um Brasil Livre de Transgênicos". Ele disse que fará pessoalmente a revisão dos critérios científicos e de biossegurança adotados no parecer da CTNBio. "A revisão é um ato sempre muito salutar", disse Cavalheiro. Um dos motivos para a decisão foi a suspeita levantada pelas ONGs de que houve a manifestação, ainda não comprovada, de outro gene dentro da soja geneticamente modificada "Roundup Ready", produzida pela Monsanto.

O presidente da CTNBio disse, porém, que o processo pode confirmar a decisão anterior da CTNBio a favor da liberação da soja "RR". Segundo ele, o pedido das ONGs não colocará em dúvida os ex-presidentes da comissão. Servirá apenas para avaliar a "coerência" da aprovação da soja.  Procurado pelo Valor, o diretor de Comunicação da Monsanto, Belmiro Ribeiro, preferiu não comentar a possibilidade de revisão. 

Na última quarta-feira, Esper reuniu-se com representantes do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e de outras duas ONGs (Aspta e Inesc) para ouvir sugestões e continuar o chamado processo de abertura da comissão. As ONGs pediram ainda ao presidente da CTNBio a abertura ao público das reuniões mensais da comissão, as atas das sessões e os processo de solicitação de pareceres. 
Información remitida por David Hathaway, rb.moc.sysinu@yawahtah 
Volver al principio
Principal- Enlaces- Documentos- Campañas-- Eventos- Noticias- Prensa- Chat

Comentarios