Brasil: sem-terrinhas tem programação própria no 5º Congresso do MST
Cerca de mil crianças estão presentes na 5ª edição do Congresso Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que foi aberto oficialmente na noite desta segunda-feira (11), em Brasília (DF). Estas crianças integram os "sem-terrinhas" - o movimento infantil do MST que tem como objetivo ensinar cedo a importância da inserção das famílias na luta pela terra
Os sem terrinhas, de 0 a 11 anos, terão uma programação especial. Na cidade de lona do evento, foi montada a ciranda infantil e a Escola Itinerante Paulo Freire. Os dois projetos do setor de educação irão desenvolver para as crianças uma programação pedagógica e recreativa, que alterna brincadeiras e estudo sobre o tema do Congresso- "Reforma Agrária: Por Justiça Social e Soberania Popular.”
Flávia Teresa, uma das coordenadoras da Escola Itinerante fala da diferença pedagógica da educação do campo.
“O método que a gente pensa para a Escola Itinerante é um método que a gente já trabalha a questão da pertença da própria criança a este movimento que ele faz parte, porque alguns já vêm pra luta com seus pais e vêem outra realidade. Então dentro da escola a gente trabalha esta questão da formação política também, já desde pequeno para que ele se sinta bem no espaço que ele está e se sinta parte deste espaço também.”
A escola Itinerante é um projeto que visa construir escolas que acompanham os assentamentos e acampamentos, por esta razão elas podem ser montadas em locais diferentes, para que o processo educacional das crianças não seja interrompido. O nome da Escola Itinerante do 5° Congresso homenageia o educador Paulo Freire que morreu há dez anos e dedicou grande parte de sua vida à alfabetização de camponeses. O Congresso acontece até sexta-feira (15).
De Brasília, da Radioagência NP, Gisele Barbieri
RadioagênciaNP, Brasil, 12-06-07