Brasil: presidente da CNTBio adia votação sobre milho porque protestos "chateiam

Idioma Portugués
País Brasil

A aprovação de um pedido de urgência para a importação do vírus da dengue, que será usado pelo Instituto Butantan para a fabricação de vacina contra a doença, foi a principal decisão tomada durante a 101ª reunião da Comissão Técnica de Biossegurança (CTNBio)

A votação do assunto, antes do pedido de liberação do comércio de milho transgênico, foi uma decisão do presidente da comissão, Walter Colli.

"Todos estão focalizados na liberação do milho e eu, de propósito, coloquei o milho por último porque a vacina da dengue é mais importante?, afirmou Colli. "Quanto mais se adiar isso melhor".

De acordo ele, o adiamento da discussão sobre o comércio de milho transgênico, foi proposital e para diminuir a crítica de ambientalistas. "Essas coisas (protestos) cansam, chateiam e atrasam a reunião.? A comissão também aprovou três de pesquisas de campo.

A reunião de hoje, assim como a de ontem foi aberta. No entanto, o presidente da CTNBio recebeu uma intimação da Procuradoria -Geral do Distrito Federal para que participantes externos à reunião pudessem participar.

Ontem à tarde, a representante do Ministério Público Federal (MPF) na CTNBio, Maria Soares Cordioli, fez uma recomendação à Procuradoria da República no Distrito Federal para que qualquer pessoa tivesse acesso à reunião. Como o pedido não foi aceito pela CTNBio, a juíza federal substituta da 19ª Vara do Distrito Federal, Pollyanna Maciel Medeiros Martins Alves, deferiu liminar assegurando o acesso de qualquer pessoa às reuniões plenárias e subcomissões setoriais da CTNBio.

Na recomendação, Maria Cordioli alega que o impedimento da entrada de outras pessoas que não são membros na comissão se constitui em ato de improbidade administrativa e que portanto Colli poderia ser processado por isso. ?Eu me senti até um pouco ameaçado. Não se falou em prisão. Falou-se em processo criminal. Quando falam isso para mim eu fico até nervoso?, disse o presidente da CTNBio.

Para Maria Cordioli , reuniões como as da CTNBio não devem ser apenas abertas, mas também divulgadas pela internet, como as do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). ?São reuniões muito técnicas, que também interferem no dia-a-dia dos brasileiros e da sociedade em geral. Mesmo feita a recomendação, ela não foi atendida?.

O chefe de gabinete do ministro da Ciência e Tecnologia, Alexandre Navarro, recebeu representantes da Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa (AS-PTA) , Associação de Agricultura Orgânica (AAO), Greenpeace, Terra de Direitos, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimentos dos Pequenos Agricultores, Movimento da Mulheres do Campo, Via Campesina, Associação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos (Abrandh) e Fórum Brasileiros de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Fboms).

No início do mês, os movimentos haviam protocolado um pedido para ter uma audiência com o ministro Sérgio Rezende, mas como ele está viajando e eles foram recebidos pelo chefe de gabinete, um outro encontro deve ser marcado.

Agência Brasil, Internet, 19-4-07

Comentarios