Brasil: plantio de eucalipto seca fontes de água no ES
O avanço dos plantios de eucalipto na região serrana do Espírito Santo já vem comprometendo o abastecimento de água dos moradores na região metropolitana da capital Vitória
Segundo matéria do portal Século Diário, já existem relatos de que nascentes e córregos já estão sem água. Um dos alertas é dado por Leomar Honorato, coordenador do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores) no Espírito Santo.
Ele afirma que na região mais elevada do município de Domingos Martins, nascentes e córregos estão secos.
Leomar denuncia a intensificação dos plantios de eucalipto na região como um trabalho articulado da Aracruz Celulose, prefeituras e outras empresas. Ele aponta ainda a parceria do Banco do Brasil, que financia os plantios.
Além da redução da quantidade, a qualidade da água das bacias dos rios é degradada pelo uso intensivo de agrotóxicos e por esgotamentos não tratados de residências e indústrias. De acordo com a reportagem, a região serrana do estado é a bola da vez nos plantios de eucalipto, pois no norte e noroeste há forte pressão das comunidades quilombolas, indígenas e camponesas sobre os plantios de eucalipto.