Brasil: mercado popular fortalece pequena agricultura no Espírito Santo
A cidade de São Gabriel da Palha, no Espírito Santo, conta agora com um Mercado Popular de Alimentos. O espaço foi inaugurado nesta quarta-feira (9). A atividade contou com a participação de cerca de 600 pessoas
Além de representantes do governo do estado e da prefeitura municipal, estiveram presentes camponeses, integrantes de escolas, de igrejas e da Via Campesina. As principais parcerias no Mercado são a da Associação de Pequenos Agricultores do Estado do Espírito Santo (Apagees) e a do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).
Bruno Pilon, do MPA, destaca que este pretende ser um espaço de “comercialização honesta entre campo e cidade”. Pilon conta que o domínio de técnicas de plantio e colheita dos alimentos é uma prioridade para os pequenos agricultores. No entanto, a comercialização sempre foi um entrave na distribuição dos alimentos.
Segundo o último Censo Agropecuário, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 70% dos alimentos que vão para a mesa dos brasileiros são produzidos pela pequena agricultura. Porém, a dependência de atravessadores no comércio traz limites aos pequenos agricultores, que passam pela dificuldade de criar mercados locais para as produções.
Com isso, a maioria dos camponeses se encontra submetida a vender as produções para grupos que controlam o mercado e também os preços dos alimentos. Pilon explica que quando a relação entre produtores e consumidores é quebrada pelos atravessadores, a venda dos alimentos passa a ser realizada, muitas vezes, com práticas capitalistas injustas.
O militante do MPA conta que a intenção é fortalecer o Mercado Popular de Alimentos da São Gabriel da Palha, “fruto de muitos anos de mobilização e trabalho de base com o povo”. Além de verduras e legumes, também serão comercializados bolos, mel, compotas e doces. Pilon afirma que este pretende ser um centro de venda de alimentos saudáveis da pequena agricultura no Espírito Santo.